Nasa publica novas imagens da chegada de Perseverance em Marte

Nasa publica novas imagens da chegada de Perseverance em Marte

Veículo pousou na última quinta-feira e faz trabalho de exploração do solo marciano

Correio do Povo / AFP

Sonda chegou ao solo marciano após superar com sucesso uma perigosa fase de aproximação

publicidade

A Nasa publicou, nesta segunda-feira, novas imagens do pouso da Perseverance na superfície de Marte. Bem sucedida, a operação ocorreu na última quinta-feira, quando o veículo chegou ao solo marciano após superar com sucesso uma perigosa fase de aproximação, conhecida como "sete minutos de terror". A Nasa transmite as imagens ao vivo. 

A agência também liberou o primeiro vídeo da chegada do veículo-robô no planeta vermelho. O vídeo, com três minutos e 25 segundos de duração, mostrou a ativação do paraquedas e o pouso do rover na superfície de Marte em meio a uma nuvem de poeira. "Esses são vídeos realmente incríveis", disse Michael Watking, diretor do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em uma coletiva de imprensa. "Esta é a primeira vez que conseguimos capturar um evento como o pouso em Marte".

De acordo com a entidade norte-americana, esse foi o pouso mais ousado já tentando em Marte. A Nasa também disponibilizou um vídeo interativo com visualização de 360° graus do local do pouso.  

 

“Pouso confirmado”, festejou a líder das operações Swati Mohan, enquanto a equipe de controle da missão na sede do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa explodia de alegria. O procedimento autônomo guiado foi completado há mais de 11 minutos, que é o tempo em que um sinal de rádio leva para voltar à Terra.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895