O Perfil do Novo Profissional de Marketing
capa

O Perfil do Novo Profissional de Marketing

Veja algumas habilidades que podem garantir um espaço no mercado e fazer a diferença no seu currículo:

Por
Jessé Rodrigues

publicidade

Se a comunicação e o marketing, de maneira geral, vêm se transformando, nada mais evidente do que o perfil dos profissionais dessas áreas se transformar junto com elas. Durante muito tempo, o setor sempre foi muito guiado por grandes teorias padronizadas sobre como atingir o consumidor, como fazê-lo ter desejo por algo que não conhecia antes, como criar uma necessidade que não existia e por aí vai. Essas teorias seguem firmes e fortes dentro do mercado. A diferença é que não basta se guiar pelo que agora é considerado básico.

Em um mundo onde tudo muda a cada instante, onde o acesso à informação é muito mais democratizado, e onde diferentes pontos de vista e estilos de vida precisam ser considerados, como se relacionar em uma sociedade onde tudo parece tão plural? E como traduzir isso em uma estratégia eficaz para vender seu produto ou serviço?

Entre outros fatores, o surgimento da “data” dentro das empresas mudou esse perfil e essa visão mais tradicional do setor. Os dados chegaram para embasar os projetos do marketing atual, definir estratégias e criar ações realmente engajadoras. 

Então, se você está de olho nessa indústria, é preciso ficar atento em algumas habilidades que podem garantir um espaço no mercado e fazer a diferença no seu currículo. Aqui vai uma lista de algumas dessas skills, que não são mais consideradas extra, mas sim essenciais:

1. Criatividade Analítica 

Sim, ser criativo continua sendo um diferencial do profissional de marketing, mesmo que você não trabalhe diretamente com criação. É importante procurar ter um olhar "fora da caixa", mas sem deixar de ser analítico e saber ler e interpretar os mais diferentes tipos de dados. Por isso, esqueça aquele papo de “tenho horror a gráficos, planilhas do excel e números”. Dê hoje mesmo um reboot no seu mindset e entenda que isso não é mais uma opção. Os dados serão a sua base para criar e também o seu maior aliado para defender ideias e estratégias.

2. Tendências muito além do hype

O termo "tendência" ficou popular quando o assunto era moda, mas na verdade elas estão em todos os lugares. Quanto mais atento você estiver, mais inovadores serão seus projetos e propostas. Não apenas pela “novidade”, mas também por estar conectado com o comportamento do consumidor. Para deixar mais claro, pense assim: se você tivesse cruzado o comportamento do consumidor jovem, a questão da dificuldade de deslocamentos nas cidades, a falta de tempo e a evolução dos apps, talvez você poderia ter proposto antes de todo mundo o formato “Rappi” de entregas e mudado a história de uma marca e, sem dúvidas, da sua carreira. 

2. Pesquisa de mercado nunca sai de moda 

A pesquisa de mercado é uma velha conhecida do profissional de marketing e continua tendo muito valor. Porém, esqueça os formatos tradicionais. Você precisa saber fazer as perguntas certas para tirar o máximo proveito desses encontros e literalmente caçar insights. Lembre-se, o consumidor não é mais um ser passivo. Por isso, use esse recurso para que as necessidades sejam verdadeiras - e as soluções também.             

3. Tecnologia não é mais coisa de nerd

Se um dia pensar e gostar de tecnologia era coisa para poucos, hoje é para todos. Chatbots, inteligência artificial, aplicativos, transformação digital. Você precisa saber o que é, como funciona, se é ou não aplicável e viável. Em um mundo com tanta informação, estar desatualizado ou achar que certa novidade não é sua praia não é mais uma característica aceitável para um bom profissional. Então leia. Pesquise. Aprenda. Teste. As soluções digitais vão ditar as mudanças de muitas áreas e você pode ser o agente transformador, que vai trazer esse “pensamento inovador” para dentro da equipe. E você sabe, quem faz isso torna-se peça chave em organizações, um diferencial inestimável para marcas que querem estar vivas no futuro. 

4. Personal Upgrade                                                                                                          

Apesar de parecer uma quantidade de habilidades complexas de se alcançar, elas são acessíveis para todos. Basta não acreditar que sua formação está completa. Um bom profissional de marketing e com um perfil encantador para as empresas e marcas precisa estudar sempre. Vale ler, assistir filmes, ouvir podcasts e investir em cursos, tanto presenciais como online. O que não existe mais espaço é para a estagnação. E antes que você fale sobre tempo, procure começar aos poucos, de forma que se encaixe na sua rotina. Comece o seu novo projeto de marketing por você mesmo e encontre soluções. Por exemplo, os cursos e certificação via EAD podem ser a solução perfeita para a equação tempo x dinheiro que faz parte da vida de todos. 


O mais importante para qualquer área, inclusive para o marketing, é lembrar que você não pode parar. Todos os dias surgem inovações e, com elas, a certeza de mudanças à vista. Por isso, em vez de temer o desconhecido, esteja preparado e aberto para as transformações e seja o primeiro a abraçá-las. Essa atitude vai fazer você e seu perfil profissional evoluírem em sintonia. E sintonia, acredite em mim, é um diferencial que move empresas, projetos e, sem dúvidas, a sua carreira para mares nunca antes navegados, mais cheios de oportunidades à vista.