Volkswagen e Microsoft se unem na direção autônoma e conectada

Volkswagen e Microsoft se unem na direção autônoma e conectada

Empresas cooperam juntas desde 2018 na criação de uma plataforma em nuvem para a troca de dados entre veículos conectados

AFP

Ampliação de parceria entre as empresas foi anunciada nesta quinta-feira

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A gigante automobilística alemã Volkswagen e a americana de tecnologia Microsoft anunciaram, nesta quinta-feira, uma parceria para desenvolver softwares de direção autônoma e conectada, ampliando sua colaboração lançada em 2018.

Com essa parceria, a Volkswagen visa um "desenvolvimento mais rápido de serviços de mobilidade seguros e confortáveis", anunciou em comunicado Dirk Hilgenberg, chefe da nova empresa de software do grupo automotivo, em um momento em que se multiplicam as alianças entre montadoras e grupos informáticos.

O grupo de Wolfsburg contará com os serviços da Microsoft em computação em nuvem ("cloud") e inteligência artificial. "Este é o próximo passo em nossa parceria estratégica", declarou Scott Guthrie, diretor da Microsoft. Os termos financeiros ou a duração deste novo contrato não foram divulgados.

Volkswagen e Microsoft cooperam desde 2018 para criar uma plataforma em nuvem para a troca de dados entre veículos conectados. Os primeiros testes de uma frota de veículos conectados devem ser realizados em 2021 para uma produção em série prevista para 2022, segundo o comunicado.

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No centro da corrida pelo carro autônomo e conectado do futuro, os softwares tornaram-se estratégicos para a Volkswagen, uma área na qual planeja investir 27 bilhões de euros até 2025. A entidade "Car.Software", lançada em 2020, deve reunir até 11 mil especialistas para trabalhar no "VW.OS", o futuro sistema operacional comum aos carros do grupo, conectado à nuvem. Até 2025, a Volkswagen quer desenvolver internamente 60% do software usado em seus veículos, enquanto atualmente 90% é fornecido por terceiros.

O assunto se tornou ainda mais importante e sensível depois que dois modelos, o elétrico ID.3 e o novo Golf, foram perturbados no ano passado por bugs informáticos. As alianças entre fabricantes automobilísticas e gigantes informáticas estão se multiplicando para que os softwares possam, no futuro, melhorar continuamente a direção e a segurança do veículo, o que requer enorme poder de computação.

A General Motors (GM), a número um americana, também acaba de juntar forças com a Microsoft para acelerar a comercialização de seus veículos autônomos. Em 2020, a francesa Renault já havia anunciado uma parceria com o Google Cloud.


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