Em nota, Febraban reafirma apoio a manifesto e à democracia

Em nota, Febraban reafirma apoio a manifesto e à democracia

Entidade afirma que objetivo sempre foi "defender a harmonia do ambiente institucional" e diz que, agora, "assunto está encerrado"


R7

Representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, bancos públicos, avaliaram deixar a Febraban

publicidade

Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reafirmou o apoio ao manifesto "A Praça é dos Três Poderes", iniciativa que provocou forte reação em Brasília. Segundo a nota, a adesão ao manifesto se deu, "desde o início, dentro de um contexto plurifederativo de entidades representativas do setor produtivo e cuja única finalidade é defender a harmonia do ambiente institucional no país".

No fim de semana, a notícia de que o manifesto, interpretado como uma crítica ao governo, seria divulgado, fez com que representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, bancos públicos, cogitassem deixar a Febraban. A divulgação do documento acabou sendo suspensa.

200 entidades

Na nota desta quinta, a Febraban informa que a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) assumiu a coordenação do processo de coleta de assinaturas e se responsabilizou pela publicação do manifesto, conforme e-mail dirigido a mais de 200 entidades no dia 27 de agosto.

"A Febraban considera que o conteúdo do manifesto, aprovado por sua governança própria, foi amplamente divulgado pela mídia do país, cumprindo sua finalidade", diz a nota. "A Federação manifesta respeito pela opção do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que se posicionaram contrariamente à assinatura do manifesto."

"Assunto encerrado"

A Febraban afirma que, agora, "o assunto está encerrado" e que não ficará mais vinculada às decisões da Fiesp, que, "sem consultar as demais entidades, resolveu adiar sem data a publicação do manifesto".

Por fim, a federação confirmou o apoio ao conteúdo do texto que aprovou, "já de amplo conhecimento público". E finaliza afirmando que cumpriu, assim, "o seu papel ao se juntar aos demais setores produtivos do Brasil num pedido de equilíbrio e serenidade, elementos basilares de uma democracia sólida e vigorosa".


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895