Guedes defende reajuste de 5% para todos os servidores

Guedes defende reajuste de 5% para todos os servidores

Nos Estados Unidos, ministro da Economia explicou que em ano eleitoral apenas o reajuste linear é "factível"

R7

Guedes defende reajuste de 5% para todos os servidores

publicidade

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu, em entrevista nos Estados Unidos, onde cumpre agenda nesta sexta-feira, um reajuste linear para todos os servidores do funcionalismo público federal. 

"O pleito num ano eleitoral não pode ser satisfeito com facilidade, porque é visto como favorecimento a uma categoria específica, e portanto uma tentativa de buscar votos numa categoria. O que a lei permite é que haja aumentos lineares, ou seja, não diferenciados, e que possam tratar apenas da reposição no ano. Você não pode chegar e falar vou dar aumento de 40% porque está há três anos atrasado, não. Você só pode pegar a inflação acumulada naquele período do ano".

Na avaliação de Guedes, o desejo inicial de Bolsonaro, de dar aumento apenas para policiais federais, sairia mais barato para a Economia, mas não é "factível" em ano eleitoral. "Foi apresentado ao presidente, que gostaria de fazer algo que até seria mais barato, o reajuste dos policiais seria só R$ 1,7 bilhão. Politicamente o presidente até teria essa vontade de atender essa categoria, seria melhor para o presidente, atenderia o desejo que ele tinha e mais barato para a Economia, mas não é eleitoralmente factível. Acaba tendo que ser linear para todo mundo, e bem mais caro".

O reajuste linerar neste ano é estimado em cerca de R$ 6 bilhões, por ser concendido na metade do ano. Para 2023 será necessário abrir espaço, portanto, de cerca de R4 12 bilhões.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895