Óculos inteligentes geram inclusão nas escolas de Gravataí

Óculos inteligentes geram inclusão nas escolas de Gravataí

Todos os alunos com deficiência visual receberão o equipamento, que possibilita maior autonomia

Correio do Povo

Todos os alunos com deficiência visual receberão o equipamento, que possibilita maior autonomia

publicidade

Promover autonomia e inclusão aos alunos com deficiência visual da rede municipal de ensino por meio da tecnologia e para todos os estudantes deficientes visuais se tornou um dos objetivos da Prefeitura de Gravataí. Através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), foram entregues, neste mês, os primeiros óculos inteligentes para os matriculados.

A Smed informa que todos os alunos com essa deficiência receberão o equipamento, que possibilita maior autonomia, tanto nos estudos quanto nas atividades do dia a dia. Com tecnologia israelense, o OrCan MyEye permite reconhecer até 200 rostos, fazer a leitura de livros, identificar rótulos de produtos, entre outras facilidades. Foi por meio de uma parceria realizada entre a Secretaria com a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD), que essa ideia se tornou uma realidade.

Em fevereiro de 2021, a servidora com deficiência visual da APPPD, Patrícia Lisboa, promoveu reunião de apresentação do equipamento e, após o encontro, a gestora da pasta na época iniciou as tratativas para a aquisição do produto. E em agosto de 2021, a prefeitura adquiriu um exemplar para que fossem realizados testes, em cinco alunos que usaram o equipamento durante 15 dias.




Férias no Ceclimar, Vagas de graduação e Doutorado Ufrgs: Confira a agenda desta sexta-feira

Programação de verão do Ceclimar e vagas abertas na Ufrgs e Uergs

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895