Áustria denuncia Airbus por corrupção em venda de aviões militares

Áustria denuncia Airbus por corrupção em venda de aviões militares

Empresa teria inflado preço de aeronaves Eurofighter

AFP

Áustria denuncia Airbus por corrupção em venda de aviões militares

publicidade

O ministério austríaco da Defesa denunciará o grupo aeronáutico europeu Airbus por fraude e corrupção na venda controversa de aviões de combate Eurofighter à Áustria, indicou um porta-voz ministerial. "Apresentaremos uma denúncia na justiça contra a Airbus", declarou o porta-voz do ministério da Defesa, Michael Bauer. Nesta quinta-feira, o governo apresentará as conclusões da investigação administrativa sobre este contrato, indicou Bauer.

Segundo a agência de notícias austríaca, a investigação demonstrou que a Airbus havia inflado artificialmente o preço de venda dos aviões Eurofighter. Em janeiro passado, a Airbus denunciou que havia aceitado um procedimento de retificação fiscal na Alemanha com relação à venda dos Eurofighter à Áustria.

A venda destes aviões à Áustria está sendo investigada pela procuradoria de Munique, sul da Alemanha, há anos. O contrato, concluído em 2003 pelo EADS na época, estipulava a venda de 18 Eurofighter Typhoon por 2 bilhões de euros. Posteriormente foi renegociado e reduzido a 15 aeronaves por um montante de 1,7 bilhões de euros.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895