Homens e mulheres podem voltar a comer juntos em Herat, no Afeganistão

Homens e mulheres podem voltar a comer juntos em Herat, no Afeganistão

Vários gerentes de restaurantes e clientes confirmaram que a regra estava sendo aplicada na cidade

AFP

publicidade

Homens e mulheres foram autorizados a comer juntos novamente nos restaurantes da cidade de Herat, no oeste do Afeganistão, onde as autoridades haviam tentado impor uma segregação de gênero. "Foram suspensas as restrições e os restaurantes podem autorizar, outra vez, que as famílias comam juntas", declarou à AFP Jawad Tawangar, recepcionista de um restaurante em Herat.

Um funcionário do Ministério de Promoção da Virtude e Prevenção do Vício em Herat, Riazullah Seerat, informou à AFP na quinta-feira que as autoridades tinham determinado a separação de homens e mulheres nos restaurantes. Segundo ele, os donos dos estabelecimentos foram avisados verbalmente da norma, que também deveria ser aplicada entre os casais.

Vários gerentes de restaurantes e clientes confirmaram à AFP que a regra estava sendo aplicada na cidade. Contudo, neste sábado, as autoridades talibãs negaram tal proibição. "Essas informações são infundadas e falsas, negamos completamente [...] Nunca foi ordenado nada disso", afirmou, em comunicado, Mohammad Sadeq Afik Muhajir, porta-voz nacional do Ministério de Promoção da Virtude e Prevenção do Vício.

Desde que retornou ao poder no ano passado, o Talibã vem restringindo as liberdades das mulheres, impondo formas de segregação entre ambos os sexos, em virtude de sua interpretação da sharia, a lei islâmica.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895