Lava atinge aeroporto na República Democrática do Congo após erupção

Lava atinge aeroporto na República Democrática do Congo após erupção

Milhares de pessoas já precisaram ser evacuadas

AFP

Erupção no Congo já obrigou milhares de pessoas a saírem de casa

publicidade

Um rio de lava procedente do vulcão Nyiragongo, no leste da República Democrática do Congo (RDC), atingiu o aeroporto da cidade de Goma no começo deste domingo, anunciaram autoridades locais.

"A situação está piorando", informou um oficial do Parque Nacional Virunga, onde se encontra o vulcão, em mensagem a funcionários, da qual a AFP recebeu uma cópia. "Além do rio de lava na direção nordeste (Kibumba/Ruanda), outro rio desce sobre a cidade. Chegou agora ao aeroporto e deve descer até o Lago Kivu", detalhou.

"A erupção do Nyiragongo é semelhante a de 2002", acrescentou o oficial, pedindo a todos que moram perto do aeroporto que deixem a região imediatamente. Ele assinalou que, no momento, "os outros bairros da cidade não correm perigo" e não devem ser alcançados pela lava.

Milhares de pessoas já haviam deixado a cidade antes mesmo de o Monte Nyiragongo começar a lançar uma fumaça vermelha no céu noturno. Autoridades ativaram um plano de evacuação no fim da noite.

A última erupção do Nyiragongo havia sido em 17 de janeiro de 2002 e causou a morte de mais de 100 pessoas. O fenômeno cobriu de lava quase toda a parte leste de Goma, incluindo metade da pista de pouso do aeroporto.

Goma fica na face sul do vulcão e tem vista para o Lago Kivu. A região de Goma, situada na província de Kivu do Norte, fronteira com Ruanda e Uganda, tem seis vulcões, todos com altura superior a 3 mil metros.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895