Líderes voltam a discutir comando das comissões da Câmara

Líderes voltam a discutir comando das comissões da Câmara

Acordo fechado na semana passada deixava CCJ e outras comissões com o União Brasil, mas disputa pelo comando continua

R7

Desfile militar convocado pelo presidente será cenário de fundo do Congresso durante votação da proposta

publicidade

Na semana passada, líderes dos maiores partidos da Câmara dos Deputados anunciaram que fecharam acordo para distribuir os comandos das comissões. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), por exemplo, ficaria com o União Brasil. Após o acordo, as comissões seriam instaladas nesta semana. 

O R7 Planalto apurou que, apesar do acordo, os impasses continuam e o comando da CCJ ainda está em disputa. Na tarde da última segunda-feira, os partidos da oposição ainda negociavam trocas em outras comissões, o que realmente atrasou a instalação. Mas, nesta terça-feira, as trocas da oposição já haviam sido pacificadas, mas as discussões continuaram sobre o comando da CCJ. 

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou que houve discussão sobre o comando da CCJ nesta terça, sem esclarecer quem ficará com o comando: "Hoje finalizei as últimas conversas com o União Brasil. Nós vamos fazer alguns ajustes e preciso conversar com antigos integrantes do PSL, especialmente aquela ala que nos apoiou e em cima dela fizemos o acordo para as comissões. Vamos tentar fazer ajustes, mas estão resolvidas [as comissões] e vão ser encaminhadas entre hoje e amanhã para os partidos poderem indicar os seus membros e presidentes".

O União Brasil, fruto da fusão do PSL com o DEM , juntos a maior bancada eleita em 2018, ficou, no acordo da semana passada, com o comando da CCJ, CMO (Comissão Mista de Orçamento), da Educação,  Minas e Energia e  Legislação Participativa.

Após uma troca, ficou definido que o  PT vai comandar a Legislação Participativa e o União Brasil o Esporte. O PT também ficou com as comissões de Cultura e da Amazônia. O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro e atualmente a maior bancada da Casa, ficou com a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O Republicanos ficou no comando das comissões de Direito a Consumidor e PP com as comissões de Saúde e Meio Ambiente . A maioria dos partidos deve manter o comando das comissões para as eleições da mesa diretora.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895