Maioria do STF rejeita denúncia da Lava Jato contra Arthur Lira

Maioria do STF rejeita denúncia da Lava Jato contra Arthur Lira

Relator do caso entendeu que não foram apresentadas provas que confirmariam o recebimento de propina pelo parlamentar

R7

publicidade

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para rejeitar uma ação apresentada no âmbito da Operação Lava Jato contra o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Na ação, o parlamentar era acusado de ter recebido R$ 1,5 milhão em propina.

De acordo com a denúncia, Lira teria recebido os valores em 2012. O caso foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República em junho de 2021. O relator do processo, ministro Edson Fachin, entendeu que o Ministério Público não conseguiu provar crime de corrupção atribuído ao deputado.

Seguiram o voto de Fachin, até o momento, os ministros Gilmar Mendes, Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. Além de Lira, foram denunciados o doleiro Alberto Youssef, Leonardo Meirelles, Henry Hoyer de Carvalho e o executivo Francisco Ranulfo.

Yousseff, Meirelles e Hoyer fizeram acordos de delação premiada. Lira foi acusado de receber o dinheiro para influenciar ações do governo. No entanto, o ministro Fachin destacou que a Lava Jato não apresentou extratos de transferências, gravações telefônicas ou outras provas que revelassem o pagamento da propina.

Segundo a denúncia, Lira teria recebido os valores por meio de um assessor parlamentar. Mas o nome deste assessor, alegado pelo Ministério Público, não foi identificado no processo.

O R7 tenta contato com o deputado Arthur Lira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895