Entidades protestam contra mudança no registro de agrotóxicos

Entidades protestam contra mudança no registro de agrotóxicos

Reunião virtual ocorre nesta segunda com o objetivo de encaminhar posicionamento ao governo do Estado

Carolina Pastl*

publicidade

A Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Alimentação Saudável promove nesta segunda-feira uma reunião virtual para mobilização contra o Projeto de Lei 260/2020. O objetivo é criar um documento a ser encaminhado ao governo solicitando a retirada do regime de urgência e um amplo debate sobre o tema. 

O projeto propõe liberar em território gaúcho o uso de produtos sem registro em seus países de origem. “É inaceitável que o governo retroaja uma determinação aprovada por unanimidade em 1982, quando não se tinha tanto conhecimento como agora de que agrotóxicos fazem mal”, argumenta o coordenador adjunto do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Leonardo Melgarejo. 

“Somos um dos estados que mais consome agrotóxicos e temos vários casos de deriva e intoxicação”, acrescenta o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul, Juliano de Sá. O PL é defendido por entidades dos produtores rurais, que alegam que o RS é o único estado com a atual exigência. 

*Sob supervisão de Danton Júnior


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895