Celulares ganham nono dígito a partir deste domingo

Celulares ganham nono dígito a partir deste domingo

Medida passa a vale para estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Heron Vidal

Celulares ganham nono dígito a partir deste domingo

publicidade

Telefones celulares de todas as operadoras no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná passam a ter nove dígitos a partir deste domingo. Isto é, será necessário acrescentar o dígito 9 na frente do número do telefone para a ligação se completar. A medida é apenas para a telefonia móvel. Os telefones fixos permanecem com seus oito dígitos, sem alteração.

Há prazos para a implantação da nova regra. Quem fizer ligação entre celulares usando os oito dígitos atuais não terá problema nos próximos 10 dias a contar do domingo, chamado pela Anatel, de “Dia D”. Ao longo das próximas semanas, no entanto, a ligação será interceptada e o usuário receberá aviso da operadora para a inclusão do nono dígito.

Essa situação será mantida até a primeira quinzena de fevereiro de 2017, quando as ligações não serão mais finalizadas se forem realizadas com os oito números, ou sem o acréscimo do “9”. Dessa forma o usuário será obrigado a incluir o nono dígito ou não se comunicará.

Atualmente há no Rio Grande do Sul, conforme a gerência regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) 14.650.250 terminais ativos. Nos três estados da Região Sul o saldo de telefones celulares sobe para 36.884.754 terminais ativos.

Nos demais estados do Brasil o nono dígito já foi incluído. A mudança é decorrência da resolução 553 da Anatel, editada em 14 dezembro de 2010, com a meta de ampliar a oferta de números à telefonia celular e padronizar o sistema de telefonia com o dígito 9.

Não haverá problema aos usuários da telefonia celular para a inclusão do nono dígito na agenda dos aparelhos smarthphones. Todas as operadoras oferecem aplicativos (Apps) aos seus clientes. Os sites das companhias também orientam sobre a mudança.

Não há custo ao consumidor

Para explicar a inclusão do dígito 9 e os efeitos da nova regra aos usuários da telefonia móvel, o Correio do Povo ouviu o gerente regional substituto da Anatel/RS, Sidney Ochman. Além de esclarecer sobre a questão, ele também dá orientações sobre o novo procedimento.

Por quê, tecnicamente, é necessário o novo dígito?

Para atender à crescente demanda de novos usuários no país (inclusive novas aplicações como monitoramento remoto). O nono dígito é necessário para ampliação das faixas de códigos de acesso (números de telefones) disponíveis para a oferta do Serviço Móvel. A ampliação da Capacidade do Plano de Numeração será de 30 para 100 milhões de acessos por área de Código Nacional.

Qual é a ação recomendada para acrescentar o nove?

A atualização das agendas telefônicas é de responsabilidade dos próprios usuários. Para smartphones há aplicativos que realizam a inclusão automaticamente. Em celulares mais antigos a correção terá que ser manual.

Até quando ligações com oito dígitos podem ser feitas e completadas?
As chamadas feitas com 8 dígitos e com 9 dígitos serão completadas normalmente de 6 de novembro de 2016 a 15 de novembro de 2016, é o chamado duplo convívio. E as chamadas com 8 dígitos receberão mensagem orientativa sobre a mudança de 16 de novembro até 13 de fevereiro de 2017.

Qual é o prazo para as operadoras comunicarem clientes da mudança e a partir de quanto deixarão de avisar sobre a necessidade de colocar o 9 na frente do número?
A comunicação já está ocorrendo e será intensificada. Após 13 de fevereiro as ligações com oito dígitos não serão mais completadas e os clientes não receberão mais mensagem de suas operadoras.

Há operadoras ou situações em que não será obrigatório o dígito 9?
O nono dígito é exclusivo do Serviço Móvel Pessoal. Não será incluso no telefone fixo ou nos rádios.

A mudança implicará despesa na conta do titular da conta de celular?
Não há qualquer custo ao consumidor ou queima de créditos. As mensagens orientativas são gratuitas.

Quando a mudança começou no Brasil?
O processo de inclusão do nono dígito iniciou na área 11 (São Paulo) no final de julho de 2012. A região Sul é a última a ser migrada.

Os primeiros celulares tinham quantos dígitos?

A telefonia móvel chegou ao Brasil no início dos anos 90, com sete dígitos mas logo após já teve a inclusão do oitavo.

Essa é a segunda ou terceira mudança de número?
A inserção do nono dígito em todo o Brasil ocorreu em oito etapas.

Agora, independentemente da operadora, todos os celulares começam com 9?

Primeiramente o nono dígito será o nove, mas no futuro podem ser utilizados outros números, conforme padronização internacional.

Aplicativos


Acrescentar o nono dígito em cada um dos números de celular da agenda do telefone não trará nenhum aborrecimento ou dor de cabeça aos donos de aparelhos smartphones. As operadoras lançaram aplicativos (Apps) próprios, gratuitos, para ajudar na execução da tarefa. Eles promovem a inserção automática do novo número na agenda do aparelho e, simultaneamente, na lista do WhatsApp e Telegram.

Vivo 9º Digito


DDD 51, 53, 54 e 55 (RS). Basta baixar o aplicativo Vivo 9º Dígito. O App verifica toda a agenda e adiciona o dígito 9 automaticamente.

9º Digito Tim

Ajusta os números celulares dos estados que já possuem nove dígitos para o novo formato e grava os números alterados na agenda do usuário. Além disso, disponibiliza a função de incluir o Código de Seleção de Prestadora (CSP) 41 aos contatos, facilitando a realização de chamadas de longa distância.

Embratel 9º Digito

O aplicativo Embratel 9º Dígito acrescentará automaticamente o nono dígito aos contatos com DDDs dos estados mencionados. A extensão está disponível para download no iTunes e no Google Play.

9º Digito Oi

Os usuários de celular no RS (51, 53, 54 e 55), SC (47, 48 e 49) e PR (41, 42, 43, 44, 45 e 46) têm a ajuda de aplicativo criado pela Oi para formatar os contatos e inserir o código do estado, facilitando as chamadas quando estiverem fora de sua cidade. Também é possível programar a inclusão do código do país 55 na agenda para efetuar chamadas do exterior em períodos de viagem.

Claro

Marca do Grupo América Móvil Brasil, a Claro indica aos seus clientes baixarem o aplicativo da Embratel (acima), outra marca do Grupo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895