Água mineral atrai visitantes em Iraí

Água mineral atrai visitantes em Iraí

Cidade recebe pessoas de municípios do Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, além de cidades do Paraná

Agostinho Piovesan

Iraí é conhecida como a "Cidade Saúde” em razão da fonte termal e dos banhos oferecidos no complexo hidromineral e da estrutura de piscinas externas

publicidade

A água mineral que jorra de uma fonte rochosa com uma temperatura de 36,5ºC , localizada sob o Centro Hidroterápico Municipal Osvaldo Cruz, é a principal atração turística de Iraí, no Norte do Estado. Conhecida como a "Cidade Saúde”, em razão da fonte termal e dos banhos oferecidos no complexo hidromineral e da estrutura de piscinas externas, a cidade recebe desde o início do mês milhares de pessoas de municípios do Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, além de cidades do Paraná.

O secretário de secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Iraí, Ediner Kehl, disse que a administração municipal implementou, nos últimos anos, projetos e ações que garantem um ambiente agradável a todas as pessoas que chegam na cidade. “A água mineral, com banhos oferecidos em cabines no interior do Centro Hidroterápico, além das piscinas externas – adultos e crianças – igualmente com água mineral, além de outros atrativos, passeios de barco no rio Uruguai, trilhas na mata nativa e o artesanato indígena fazem com que pessoas de várias partes do Brasil venham até nossa cidade”, observa Kehl.

O secretário informou que no último final de semana prolongado, aliado aos dias quentes, resultou no aumento significativo do número de visitantes, resultando na ocupação máxima da rede hoteleira. “Grande movimentação de pessoas também ocorre no campino municipal, além da circulação das pessoas no bosque de mata nativa, com 5 mil metros de extensão e dois de largura. Nesta área pode fazer caminhadas, passeios ciclísticos e respirar ar puro em meio à mata atlântica que cerca a cidade, sendo que o rio Uruguai, próximo da cidade, é outro atrativo”, destaca Kehl. O município faz parte das Rotas Turísticas “das Águas e Pedras” e “das Gemas e Joias”. município é repleto de história e misturas culturais, que fazem deste um lugar único e especial.

Para quem deseja ficar ainda mais próximo da natureza, o camping municipal é uma boa pedida. Localizado próximo ao Rio do Mel, e a poucos metros do Balneário, oferece ótimo espaço para acampamento, churrasqueiras e serviço de bares. De carro, de Porto Alegre, o motorista deve ingressar na BR 386, em Canoas, e seguir pela rodovia até o município de Iraí, na divisa com Santa Catarina. A viagem dura, em média, cinco horas e meia. A partir de Santa Catarina, chega-se a Iraí pela BR 158.

De ônibus, partindo de Porto Alegre, são oito horas de viagem. Os ônibus saem da rodoviária às 8h, 12h e 22h45min, de segunda a sexta-feira. Na sexta-feira também há o horário extra das 18h. No sábado, às 8h e às 21h30min, tem o ônibus que vai a Iraí e Frederico Westphalen. No domingo, nos horários de 12h e 22h35min, há o deslocamento até Iraí e Frederico Westphalen.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895