Áreas degradadas recebem mudas de árvores nativas em Frederico Westphalen
capa

Áreas degradadas recebem mudas de árvores nativas em Frederico Westphalen

Projeto envolve as comunidades rurais, especialmente os estudantes do município

Por
Agostinho Piovesan

publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Frederico Westphalen deu início ao projeto de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) próximas às pontes e pontilhões, localizados na zona rural do município. Nos últimos dias, foram plantadas 200 mudas de árvores nativas nas proximidades da ponte sobre o Lajeado Chiquinha, na localidade de São João Porto.

O secretário de Meio Ambiente, Giovani Candito disse que esta é uma das iniciativas que visam promover ações de educação ambiental e melhorias do meio ambiente. “As Áreas de Preservação Permanente são áreas de grande importância ecológica, que têm como função preservar o nosso meio ambiente e, nesse sentido, estamos realizando este projeto para recuperar locais próximos às obras realizadas pelo Poder Público no interior de Frederico Westphalen”, observa.

Candito informou que o projeto envolve as comunidades rurais, especialmente os estudantes do município, uma forma de fomentar a consciência ambiental entre os alunos e suas famílias.

A Semma prevê a reposição de árvores em dezenas de áreas onde ocorreu alguma intervenção do município, especialmente na realização de obras como pontes e pontilhões.
O projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente conta com o apoio da Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia (Creluz), através da doação de mudas.

Segundo a Secretaria, o trabalho de recuperação da mata terá continuidade nos próximos dias. Entre as espécies de mudas estão Angico, Pitanga, Ipê Roxo e Ingá.
A Administração Municipal informa que, sistematicamente, ocorre o plantio de mudas de árvores nativas e ornamentais na área na cidade, em ruas, avenidas e praças.