Índios de Iraí serão artistas em projeto que mostrará a cultura dos caingangues

Índios de Iraí serão artistas em projeto que mostrará a cultura dos caingangues

O projeto mobiliza 35 indígenas do Grupo Goj Veso

Agostinho Piovesan

publicidade

A comunidade indígena de Iraí, no Norte do Estado, será protagonista de apresentações de danças típicas que contarão a história e a cultura dos povos caingangues, através de projeto viabilizado pela Central Única das Favelas (CUFA) de Frederico Westphalen.

Segundo o diretor da CUFA, Roberto Torres Júnior, a iniciativa busca valorizar a cultura, tradições, costumes e fortalecer a língua materna dos caingangues. “Os ensaios iniciarão nos próximos dias no interior da comunidade indígena, sendo que o projeto que vai contar sobre a cultura nativa e história durará quatro meses, sendo três de ensaios semanais”, detalha.

A direção da CUFA informou que o espetáculo será formatado e montado, com as respectivas apresentações de música e dança, na própria comunidade. O projeto mobiliza 35 indígenas do Grupo Goj Veso, de Iraí, e é realizado pela secretaria de Cultura do Estado (Sedac), através do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS, com o recursos da Lei Aldir Blanc, do Ministério do Turismo.

As apresentações serão realizadas em Iraí, Frederico Westphalen, Itatiba do Sul, Nonoai, Passo Fundo, Santa Maria e Seberi. Os espetáculos serão realizados em formato de live, caso não haja a possibilidade de público presente, devido à pandemia do novo coronavírus.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895