10ª CRS atualiza impacto da Covid-19 na Fronteira-Oeste do Estado

10ª CRS atualiza impacto da Covid-19 na Fronteira-Oeste do Estado

Dos 11 municípios com abrangência da Coordenadoria Regional de Saúde, quatro ainda não apresentaram nenhum caso da doença


Fred Marcovici

No plano estadual do distanciamento controlado, a região oscilou entre as bandeiras laranja e amarela no período

publicidade

A 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Alegrete, divulgou nesta segunda-feira, a evolução dos números de Casos de Covid-19 nos municípios da Froteira-Oeste do Rio Grande do Sul que tem abrangência da coordenadoria. Segundo o balanço, ao todo, nas 11 cidades, foram identificados 129 casos e quatro óbitos desde o começo da pandemia. 

Em Uruguaiana, são 38 positivos e há 14 curados, além de 212 pessoas em isolamento domiciliar com sintomas gripais monitorados. Na divisa com o Uruguai, na cidade de Sant’Ana do Livramento, existem 35 casos, coletados a partir de 513 testes realizados, sendo um óbito e 28 pacientes recuperados. Os dois casos mais recentes na cidade foram notificados nesta segunda-feira, tratam-se de um homem de 33 anos de idade e uma mulher de 27, ambos em isolamento domiciliar. 

Em Quaraí, entre os 115 testes realizados, foram coletados 28 casos positivos, que ocasionaram dois óbitos. Até o momento, 20 pacientes recuperados. Na cidade de Alegrete, foram oito casos notificados, nos municípios de Itaqui e Rosário do Sul, foram três registrados em cada. Em São Gabriel, o número de casos confirmados de Covid-19 está em 16, incluindo um óbito. 

Em Santa Margarida do Sul, Manoel Viana, Barra do Quaraí e Maçambará ainda não houve notificação. No plano estadual do distanciamento controlado, a região oscilou entre as bandeiras laranja e amarela no período. A cidade de São Borja, mesmo estando na fronteira, não pertence mais a 10ª CRS (agora ligada a 12ª CRS de Santo Ângelo), houve no município 200 testes que resultaram em 10 casos positivos para Covid-19. 

Conversas entre Governador Leite e o presidente do Uruguai

Lacalle Pou conversou nesta segunda-feira com o governador Eduardo Leite para alinhar ações conjuntas no combate ao coronavírus. “Estamos totalmente à disposição para trabalharmos juntos em Rivera e nas demais cidades de fronteira e fazermos o que for necessário para o enfrentamento ao coronavírus”, afirmou Leite. 

O governador colocou as equipes das áreas de vigilância sanitária e epidemiológica do Estado para ajudar no rastreamento de casos, principalmente em ações de preservação à vida nos municípios fronteiriços: Santana do Livramento e Rivera, Chuí e Chuy, Aceguá e Aceguá, Quaraí e Artigas, Barra do Quaraí e Bella Unión e Jaguarão e Rio Branco.

“Esses municípios já trabalham de forma cooperada, mas estamos buscando aprofundar as ações conjugadas entre nossas equipes de saúde, especialmente nas cidades que são geminadas, que têm fronteira seca ou alguma integração mais estreita. Fiz essa ligação, conversei com o presidente (do Uruguai) e estamos trabalhando conjuntamente para atender ao propósito de proteger a vida das pessoas e manter ao máximo a integração econômica, especialmente entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai”, reforçou o governador. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895