35° Natal Luz impulsiona a retomada do turismo no RS

35° Natal Luz impulsiona a retomada do turismo no RS

O primeiro final de semana foi de movimentação intensa nas redes hoteleira, gastronômica e nos parques

Halder Ramos

Boa parte dos hotéis e pousadas atingiu os 60% de ocupação permitida para a região

publicidade

O 35° Natal Luz, que começou na quinta-feira e vai até 31 de janeiro de 2021, traz esperança para a retomada do setor turístico da Serra Gaúcha. Apesar de não realizar os grandes espetáculos para evitar aglomerações, o evento transformou as ruas de Gramado, na cidade mágica do Natal, com uma exuberante decoração.

O primeiro final de semana foi de movimentação intensa nas redes hoteleira, gastronômica e nos parques. Conforme estimativa do SindTur Serra Gaúcha, boa parte dos hotéis e pousadas atingiu os 60% de ocupação permitida para a região, que permanece em bandeira laranja no mapa do Distanciamento Controlado. “Os hoteleiros estão bem satisfeitos. Outubro foi bom em comparação com os meses anteriores e diante de tudo que estamos vivendo. Temos uma boa expectativa para o final do ano. O Natal Luz e outros eventos darão um ânimo para os negócios”, afirmou Mauro Salles, presidente do SindTur.

Salles lamentou, no entanto, as restrições para a ocupação hoteleira. Em regiões com bandeira laranja, o teto de ocupação imposto pelo governo estadual é de 60%. Se a bandeira for amarela, a ocupação pode atingir 75%. “Estamos lutando para ampliar a taxa de ocupação. Sabemos que o problema de saúde persiste, mas todos estão bem cientes da necessidade de proteção e lidando melhor com o vírus. O sistema de saúde evoluiu mesmo não tendo vacina”, destacou o presidente.

“Os hotéis cumprem os protocolos. Os quartos possuem a mesma segurança de estar em casa e as áreas comuns dos hotéis restringem a aglomeração. Os turistas estão respeitando as restrições, usando máscaras e mantendo o distanciamento. É necessário que o governa reveja e aumente o limite de ocupação para ganharmos fôlego”, citou.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895