Ações alusivas ao Dezembro Vermelho acontecem nesta quarta-feira em Alegrete

Ações alusivas ao Dezembro Vermelho acontecem nesta quarta-feira em Alegrete

Objetivos principais do evento são a conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e o fim do preconceito para com os portadores do vírus

Fred Marcovici

Ampla ação é ofertada na Praça Getúlio Vargas, com realização de uma série de atividades

publicidade

O Serviço de Assistência Especializada (SAE), da Secretaria da Saúde de Alegrete, atende 456 pacientes, periodicamente, com os medicamentos antirretrovirais para tratamento do HIV, sendo a maioria considerados indetectáveis, ou seja, por conta do tratamento, deixaram de transmitir o vírus. A Secretaria Municipal de Saúde realiza o acompanhamento dos pacientes no Complexo da Saúde da Zona Leste – Centro Social Urbano (CSU) e a medicação é distribuída gratuitamente pela farmácia do SAE. “Nós avançamos muito no diagnóstico. As pessoas têm buscado cada vez mais fazer os testes oferecidos pelo município. Quanto mais rápido ocorrer o diagnóstico, mais rápido deixam de transmitir o vírus e menor é a chance de a infecção evoluir para a Aids, doença que causa imunodeficiência”, explica a psicóloga Elizabeth Costa, coordenadora do SAE.

O SAE existe desde 1997 em Alegrete e conta com uma equipe multidisciplinar de médico, obstetra, ginecologista, pediatra, enfermeira, psicóloga, assistente social, nutricionista, farmacêutica e técnico em enfermagem. Periodicamente, 370 retiram seus medicamentos antirretrovirais, realizando testes rápidos para HIV. “Realizamos testes rápidos para a população em geral. Basta trazer documento com foto e cartão SUS”. Explica Elizabeth. O horário de funcionamento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (55) 3422-4271. O endereço é avenida Tiaraju, 1.969, bairro Capão do Angico.

Para reforçar e ampliar o trabalho já feito, a prefeitura lançou o Dezembro Vermelho – Mês de Mobilização pelo Enfrentamento ao HIV/Aids. Há uma série de atividades previstas que tem como objetivo principal a conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e do fim do preconceito com as pessoas que vivem com o HIV. “Para além da estrutura que já oferece a esses pacientes, o município avançou, neste ano, em outras ações relacionadas ao HIV/Aids. O trabalho nunca parou na pandemia. Estamos sempre difundindo conteúdos atuais da temática e incentivando a testagem rápida”, ressalta a coordenadora.

Neste mês de dezembro, o trabalho da política de combate ao HIV/Aids da prefeitura se amplia. A Secretaria Municipal de Saúde passa a realizar ações educativas, orientativas e de prevenção. Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, uma ampla ação é ofertada na Praça Getúlio Vargas, com realização de uma série de atividades para o enfrentamento ao HIV/Aids, testes rápidos, orientação, distribuição de preservativos, de materiais publicitários e brindes. A Ação será repetida no sábado, às 18h, na Praça dos Patinhos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895