Abrigo dos moradores em situação de rua é transferido para novo espaço em Caxias do Sul

Abrigo dos moradores em situação de rua é transferido para novo espaço em Caxias do Sul

No total, 32 pessoas foram transferidas para o novo espaço

Celso Sgorla

O novo abrigo tem área de aproximadamente 1.200 metros quadrados e capacidade para 50 pessoas

publicidade

As pessoas em situação de rua, que estavam no abrigo construído nos pavilhões da Festa da Uva, foram transferidas para o prédio do antigo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Reviver, localizado na avenida Circular Pedro Mocelin, no bairro Cinquent,enário. No total, 32 pessoas foram transferidas para o novo espaço.

O abrigo nos pavilhões da Festa da Uva, funcionou desde o inicio do mês de abril e chegou a receber cerca de 200 moradores de rua, mas como houve redução de abrigados, a Fundação optou por levá-los para um espaço menor e mais aconchegante.

A redução de abrigados, que estava em pouco mais de 60 pessoas nos pavilhões neste último mês, deve-se à assistência social e ao auxílio emergencial do governo federal. Dezesseis pessoas voltaram para as suas cidades e outros voltaram para as ruas.

O novo abrigo têm espaço para 50 pessoas e o acesso têm que ser encaminhado pela Secretaria da Saúde, após avaliação, como ocorre nas Casas de Passagem. A Saúde, inclusive, têm um espaço para dar este suporte ao abrigo.

“Os pavilhões ficaram muito frios para a equipe de atendimento e para os usuários, temos que dar segurança a todos neste momento de pandemia", explicou a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Marlês Stela Sebben, que lembra que a população de rua de Caxias do Sul diminuiu em 52% desde o início do ano por causa de um trabalho sério de abordagem e acompanhamento social.

O novo abrigo tem área de aproximadamente 1.200 metros quadrados e conta com salas multiuso, dormitórios, cozinha, refeitório, área de convivência e amplo pátio externo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895