Acordo entre municípios garante UTI Móvel do SAMU na Costa Doce

Acordo entre municípios garante UTI Móvel do SAMU na Costa Doce

Sete cidades fazem parte do tratado

Ascom SES

publicidade

Uma reunião realizada na prefeitura de Camaquã, nesta sexta-feira, selou um acordo entre prefeitos da região Sul e o governo para a implantação de uma Unidade SAMU de Suporte Avançado (UTI Móvel) para atender municípios da Costa Doce. Prefeitos e secretários acordaram garantir o custeio para implantação e manutenção do serviço de atendimento à população de sete municípios, possibilitando o transporte de pacientes em situação crítica para instituições de maior complexidade.

Estudo realizado pela prefeitura de Camaquã estima que serão necessários R$ 115 mil mensais para despesas com motorista, serviços médicos e de enfermagem, combustível e manutenção. Os municípios devem arcar com cerca de dois terços deste valor, ficando o restante a cargo do governo federal. Foi solicitado que o Estado passe a auxiliar neste custeio a partir de 2020. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, garantiu a realização de um estudo para tentar atender ao pedido no próximo ano, quando há perspectivas de melhoria na arrecadação.

A proposta foi bem recebida pelos representantes dos municípios. “Não podemos ficar de fora desta parceria”, disse o prefeito de Arambaré, Alaor Ribeiro. Além de Camaquã e Arambaré, integram o acordo os municípios de Chuvisca, Sentinela do Sul, Tapes, Cerro Grande do Sul e Sertão Santana. O veículo, equipado com aparelhos de alta tecnologia para o atendimento de casos mais graves, deve ser entregue pelo Estado no dia 14 de outubro, com assinatura do acordo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895