Aeroporto de São Borja retoma atividades nesta terça-feira

Aeroporto de São Borja retoma atividades nesta terça-feira

Oito rotas serão retomadas, com a utilização de aeronaves Cessna Gran Caravan

Fred Marcovici

Uma cerimônia, no Aeroporto João Manoel, a partir das 10h30min, marcará o recomeço das operações

publicidade

Confirmada a retomada de voos regulares entre São Borja e Porto Alegre, serviço suspenso no ano passado devido à pandemia do novo coronavírus. O retorno será nesta terça-feira. Uma cerimônia, no Aeroporto João Manoel, a partir das 10h30min, marcará o recomeço. O prefeito Eduardo Bonotto diz que se trata de “um momento histórico para a cidade e a região e, por isso, a celebração do ato terá protocolos semelhantes aos que marcaram a retomada anterior das linhas aéreas ligando à capital gaúcha, em 21 de novembro de 2019”. Para os primeiros voos as passagens já estão esgotadas.

“Isso mostra a importância das conexões aéreas para São Borja e para os municípios na região, prospectando o desenvolvimento econômico e também o turismo”. Na fase inicial, até 30 de setembro, os voos até Porto Alegre serão compartilhados com a cidade de Santa Rosa, pois a previsão inicial é que, no período, a demanda seja um pouco abaixo do normal. Serão dois voos semanais. A partir de 1º de outubro, entretanto, as conexões serão em três dias na semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras. A passagem custará a partir de R$ 390,00, conforme a empresa Azul Linhas Aéreas.

Inicialmente, além de São Borja e Santa Rosa, outras cidades terão voos compartilhados. Outra rota em sistema de compartilhamento será entre Alegrete, Bagé e Santa Cruz do Sul. Um terceiro circuito, temporariamente, será entre as cidades de Erechim, Vacaria e Canela. Em todos os casos haverá conexão com Porto Alegre. Como presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS), Bonotto destaca que a retomada dos serviços de linhas áreas comerciais mostra que, graças aos esforços gerais, a pandemia está sendo superada. Acrescenta que os benefícios serão para todo o território gaúcho e sua matriz econômica. “Não apenas estamos ganhando tempo e encurtando distâncias, mas também incrementando nossas diversas atividades produtivas”, diz ele.

Entendendo a importância da iniciativa, o governador do Estado está barateando o ICMS do combustível de aviação para as rotas aéreas com maior frequência e maior número de assentos à disposição. No total, oito rotas serão retomadas, com a utilização de aeronaves Cessna Gran Caravan. Elas têm capacidade para nove assentos e serão operadas pela Azul Conecta.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895