Alas Covid de hospitais de Pelotas serão readequadas

Alas Covid de hospitais de Pelotas serão readequadas

Alguns leitos, hoje dedicados para pacientes Covid, poderão ser direcionados para a ampliação das cirurgias eletivas

Correio do Povo

publicidade

A partir desta semana, as alas exclusivas para o atendimento de pacientes confirmados ou suspeitos para infecção pelo coronavírus, existentes no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) e no Hospital Beneficência Portuguesa, serão readequadas. A alteração nas unidades, dedicadas ao tratamento de casos relacionados à pandemia, se dará no mesmo período em que o Centro Covid se tornará a referência para todas as faixas etárias, disponibilizando um total de 42 vagas. A mudança auxilia na ampliação dos procedimentos cirúrgicos eletivos que estão sendo retomados no município.

Segundo a secretária de Saúde, Roberta Paganini, o HE-UFPel passou a oferecer 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria Covid. A Beneficência Portuguesa deve começar a realizar essa alteração a partir do dia 14 de novembro, passando a ter a mesma quantidade de vagas em leitos de UTI que o Hospital Escola, além de 16 leitos de isolamento para casos menos graves. Entre os motivos para a readequação das alas Covid, explica a secretária, está a taxa de internação de casos de coronavírus que tem se mantido baixa e estável. "Além disso, os profissionais dessas áreas Covid estão muito cansados, é uma área muito estressante, de uma exigência maior do que de UTIs e enfermarias comuns. Muitos deles foram contratados emergencialmente, são reforços nas equipes que já existiam nos hospitais, e nem todos querem renovar seus contratos. Então a redução nos leitos é relativa, também, à dificuldade de que os médicos permaneçam nos seus contratos."

A chefe da Divisão Médica do HE-UFPel, Cristina Neutzling, reforça a informação da gestora da Secretaria Municipal de Saúde, ao confirmar que a ala Covid do hospital passará a contar com 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria. "O motivo para a redução  é o decréscimo da taxa de ocupação e os recursos humanos, considerando encerramento de diversos contratos emergenciais dos profissionais atuantes na ala Covid", afirma Neutzling.

A direção da Beneficência Portuguesa confirma a destinação de 10 leitos de UTI e 16 leitos de isolamento para atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19. O atendimento será prestado para pacientes SUS e para outros planos de saúde. O hospital ainda destaca que a readequação dos leitos é resultado de uma análise conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde.

Paganini ainda diz que a readequação das alas Covid surge no momento em que existe a necessidade de ampliar os atendimentos das cirurgias eletivas que estão sendo retomadas desde o mês passado. "Precisamos de leitos clínicos para poder fazer os procedimentos cirúrgicos eletivos, então, realmente, essa redução dos leitos Covid vai ajudar para que mais procedimentos eletivos sejam feitos", frisa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895