Alegrete firma adesão ao consórcio de compra de vacinas

Alegrete firma adesão ao consórcio de compra de vacinas

A estimativa é que mais de 300 municípios se somem à iniciativa

Fred Marcovici

Márcio do Amaral assinou nesta quinta-feira o Termo de Ajuste Operacional

publicidade

O prefeito de Alegrete, Márcio do Amaral, assinou nesta quinta-feira o Termo de Ajuste Operacional para a aquisição de vacinas contra a Covid-19, que tem por objetivo a cooperação operacional, técnica e financeira entre a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP) e o Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O documento permite a inclusão de Alegrete entre as cidades que poderão adquirir vacinas por meio do movimento que prevê a compra centralizada e compartilhada do imunizante. A adesão não significa a compra imediata, porém o município garante a participação junto ao Consórcio de Municípios.

A expectativa da prefeitura é de que em caso do não cumprimento dos prazos do Plano Nacional de Imunizações (PNI) pelo Ministério da Saúde, a aquisição possa agilizar a vacinação no município, priorizando a fase que contempla as pessoas com comorbidades.

O prefeito também participou de reunião virtual entre prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa) e Granpal para tratar da compra de vacinas. Um projeto de lei será enviado à Câmara de Vereadores solicitando a autorização para a aquisição de imunizantes contra o novo coronavírus. A estimativa é que mais de 300 municípios se somem à iniciativa. A Granpal já tratou com representantes do laboratório União Química, que vai produzir a vacina Sputnik V no Brasil. Para a próxima semana, será organizada videoconferência com representantes da Pfizer para estabelecer negociação também com este grupo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895