Alegrete terá segunda base do Samu

Alegrete terá segunda base do Samu

Tempo de atendimento deverá ser reduzido pela metade

Fred Marcovici

Samu realiza em média 150 atendimentos mensais no município

publicidade

Alegrete terá mais uma base do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). O Ministério da Saúde aprovou o projeto da Secretaria Municipal de Saúde e em seis meses o serviço estará em funcionamento. Após 12 anos da instalação do serviço na cidade, a prefeitura amplia o atendimento e vai inaugurar a segunda base na Zona Oeste. “Ter uma segunda base do Samu em Alegrete era um pleito antigo da população que felizmente estamos conseguindo atender. Com a segunda base, vamos reduzir em 50% o tempo de resposta em atendimento de ocorrências na Zona Oeste do município”, destaca o prefeito Márcio do Amaral.

O vice-prefeito Jesse Trindade ressalta que “o serviço nasceu de uma necessidade de qualificação no atendimento de urgência e emergência ofertado à comunidade. O modelo de atendimento do Samu foi copiado da França e atualmente é reconhecido como um serviço de grande resolutividade.”

Hoje, para atender uma pessoa que está nas regiões Oeste, Sul ou Norte do município, o Samu, que tem base no lado oposto da cidade, demora de 10 a 15 minutos. Com a instalação da nova base, essa espera cairá ao menos pela metade. A primeira base do Samu fica na Zona Leste, no Centro Social Urbano.

O prédio que vai abrigar o Samu será construído em área na Zona Oeste, na Praça Breno da Silveira, 596, bairro Joaquim Fonseca Milano, próximo ao CIEP, e cumprirá as exigências sanitárias preconizadas pelo Ministério da Saúde. A prefeitura investirá R$ 300 mil no projeto. “A segunda base é uma importante conquista para o setor de saúde e para a comunidade, e está dentro da nossa proposta de ampliar o acesso aos serviços de saúde”, avalia a secretária municipal de Saúde, Haracelli Fontoura. O Samu realiza em média 150 atendimentos mensais no município.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895