Ambiental Metrosul realiza a troca de mais de 35 mil hidrômetros na região Metropolitana

Ambiental Metrosul realiza a troca de mais de 35 mil hidrômetros na região Metropolitana

Trabalho é realizado nas residências em que os aparelhos estão vencidos ou próximos de vencer

Correio do Povo

O serviço é realizado gratuitamente, sem custo ao usuário

publicidade

A Ambiental Metrosul está mobilizando suas equipes para realizar a troca de mais de 35 mil hidrômetros na região Metropolitana. Os trabalhos foram intensificados nas nove cidades atendidas pela Parceria Público-Privada (PPP) e se fazem necessários nos imóveis cujos aparelhos estão com a validade de cinco anos vencida ou prestes a vencer, conforme a vida útil determinada pelo Inmetro. O serviço é realizado gratuitamente, sem custo ao usuário.

Os medidores são responsáveis por registram o consumo de água nas residências e, com o tempo, sofrem um desgaste natural que compromete o seu funcionamento. Conforme determina o contrato firmado junto à PPP, a Ambiental Metrosul está substituindo os aparelhos avariados com o objetivo de garantir maior precisão nos registros do volume de água que é consumido pelos usuários abastecidos pelo sistema público.

Ao todo, 35,6 mil hidrômetros devem ser substituídos até 5 de maio, sendo Gravataí (6,8 mil), Canoas (6,5 mil), Alvorada (5,3 mil) e Cachoeirinha (4,1 mil) os municípios com o maior número de trocas. As outras cidades atendidas pela empresa são Viamão, Esteio, Guaíba, Eldorado do Sul e Sapucaia do Sul.

As residências que, mesmo após a tentativa de troca e a orientação por uma equipe da Metrosul, permanecerem com os aparelhos vencidos, poderão ter o abastecimento de água suspenso por determinação da Corsan. Medida está prevista na Resolução nº 467/2018, que regulamenta os serviços de água e esgoto junto à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). A Resolução determina, também, no inciso V do Art. 90º, a suspensão no fornecimento quando houver impedimento do livre acesso ao quadro, ou às instalações de equipamentos de medição da Companhia de Saneamento. A suspensão será realizada após notificação do usuário e a constatação da impossibilidade de leitura do hidrômetro por dois ciclos de leitura consecutivos.

Para agilizar os trabalhos e atender os mais de 35 mil imóveis em tempo, a empresa reforçou suas equipes de hidrometria e aproximadamente 80 colaboradores estão atuando nos atendimentos. “Pedimos a colaboração dos moradores a fim de que a troca do registro seja feita quando for solicitada pelos profissionais da empresa, devidamente identificados”, salienta o coordenador de hidrometria da Ambiental Metrosul, Matheus Reato.

Aproximadamente 160 mil hidrômetros já foram trocados pela empresa desde que assumiu a operação na região Metropolitana, em dezembro de 2020. Visando a segurança dos usuários e a transparência dos trabalhos, a população deve cobrar as credenciais das equipes, bem como o número do protocolo para a execução do serviço. Para saber mais informações e esclarecer dúvidas, a população deve contatar os canais de atendimento da Corsan.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895