Ampliadas ações no Túnel Verde em Santa Cruz do Sul

Ampliadas ações no Túnel Verde em Santa Cruz do Sul

Intenção da prefeitura é prevenir problemas causados a partir de períodos prolongados de chuva ou incidência de vento

Correio do Povo

Prefeitura irá ampliar as ações de preservação no Túnel Verde em Santa Cruz do Sul

publicidade

Com o objetivo de evitar acidentes devido à queda de galhos das tipuanas da área central de Santa Cruz do Sul, o prefeito Telmo Kirst determinou a ampliação das ações de cuidado, ultrapassando os limites do Túnel Verde na rua Marechal Floriano. A intenção é prevenir problemas causados a partir de períodos prolongados de chuva ou de incidência de vento, o que se torna comum com a chegada do inverno. Agora, a força-tarefa entra em uma nova fase.

O trabalho da nova etapa começou na manhã deste domingo com uma ação na Marechal Floriano. Na área, que tem muitas tipuanas, foi feita poda no trecho entre o 7º Batalhão de Infantaria Blindado e o entroncamento com a rua Joaquim Murtinho. As ruas Borges de Medeiros, Tenente-Coronel Brito e Senador Pinheiro Machado serão as próximas. Depois, a força-tarefa retorna à Marechal Floriano, na área do Túnel Verde, onde a manutenção já havia sido concluída. “Queremos evitar acidentes, pois poderão ocorrer períodos de chuva prolongados ou com eventos climáticos mais severos”, justifica o secretário municipal de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas. 

A intenção da prefeitura é de que até a metade de agosto a nova manutenção esteja concluída. As vistorias serão, preferencialmente, aos domingos. Desde a criação da força-tarefa, no início do ano passado, a administração municipal não registrou mais acidentes com galhos no Centro. O trabalho de manutenção das tipuanas no Túnel Verde já havia sido concluído. No entanto, como as árvores já têm mais de 70 anos e registram falta de manejo de um longo período, o prefeito mostra-se preocupado com o caso. “Queremos proteger a população e prevenir acidentes”, destaca Kirst. Para ampliar a atuação, foram contratados mais um engenheiro florestal e um biólogo, que deverão ser nomeados nos próximos 15 dias. “O cuidado com as tipuanas precisa ser permanente, pois são seres vivos que sofrem com a ação do clima, de prédios, do trânsito e dos moradores”, diz Vargas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895