Anunciado mascote da 24ª Surdolimpíadas de Verão 2021

Anunciado mascote da 24ª Surdolimpíadas de Verão 2021

Criador do desenho tem 17 anos e estuda em escola de Flores da Cunha

Celso Sgorla

A escolha foi inspirada no quati-de-cauda-anelada

publicidade

O Comitê Plural de organização da 24ª Surdolimpíadas de Verão, que ocorre em 2021 e terá a Universidade de Caxias do Sul como sede prioritária, anunciou o vencedor do concurso que definiu a mascote do evento. A mascote Quati, criada pelo estudante Ezequiel Becchi, 17 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, de Flores da Cunha, representará a competição.

A escolha foi inspirada no quati-de-cauda-anelada, ambientado a diversos habitats, desde a Colômbia até o sul do Brasil, e considerado um animal com alta capacidade de adaptação. O chapéu que acompanha o desenho representa a cultura agrícola da região da Serra gaúcha, e é um símbolo dos produtores de uva. Já o lenço vermelho faz referência à cultura gaúcha.

O desenho vencedor cumpriu todas as exigências para a participação, apontadas em edital. Uma delas era que fosse criado à mão livre, com originalidade, criatividade, alto reconhecimento e fácil memorização, representando, em formato de boneco, a união de culturas pelo esporte. Outro regramento determinava que a mascote proposta fosse colorida, tendo, obrigatoriamente, as cores vermelho, azul, amarelo e verde. Também era necessário que o desenho fosse inédito, sem publicação anterior em veículos de comunicação ou inscrição em outros concursos.

Além de receber um tablet como premiação, Ezequiel também ganhou uma bolsa de estudos correspondente a 30% de desconto em algum dos cursos de graduação oferecidos pela UCS, exceto Medicina. E, se matriculado regularmente na Instituição, o estudante também poderá participar das cerimônias de abertura e de encerramento do evento, que ocorre entre 5 e 21 de dezembro de 2021.

A mascote será utilizada na divulgação dos jogos internacionais, realizados pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD). Esta edição, a primeira em um país da América Latina, terá a participação de mais de 100 países e 4 mil surdoatletas, para disputa em 21 modalidades esportivas. Evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos, as Surdolimpíadas de Verão ocorrem a cada quatro anos.

A participação foi voltada para todos os alunos do Ensino Médio de escolas de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha, cidades que receberão as modalidades esportivas e, também, estudantes surdos de Ensino Médio de Bento Gonçalves, Vila Maria, Torres, Vacaria, Canela, São Sebastião do Caí, Nova Prata, Guaporé, Bom Princípio, Antônio Prado e São Marcos, municípios de abrangência da UCS.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895