Após estudo, Novo Hamburgo ganha Plano de Mobilidade Urbana
Documento apresenta mudanças que devem ser aplicadas na cidade, visando melhorias para os próximos 20 anos
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A cidade de Novo Hamburgo conta agora com um Plano de Mobilidade Urbana. O documento foi entregue em um ato na Casa das Artes, na manhã desta quarta-feira, onde foram apresentadas algumas das mudanças que devem ser aplicadas na cidade, visando melhorias para os próximos 20 anos.
"Temos ações que serão feitas a um prazo de dois ou três anos, mas pensando na cidade do futuro, onde os transportes ativos, que é o deslocamento a pé e de bicicleta, serão valorizados", explica a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira.
Elaborado junto com a população, através de pesquisas presenciais, por telefone e duas audiências públicas, o plano foi desenvolvido pelo Consórcio Idom-Planmob, que fez um estudo analisando a atual estrutura de mobilidade da cidade. "Atualmente a população utiliza o transporte individual, seu carro, para se deslocar, sendo que apenas 36% circula de transporte coletivo, uma realidade que precisa ser modificada, pois foge do padrão nacional", salienta a arquiteta responsável pelo estudo, Rebeca Vieira de Mello.
Para fomentar o uso do transporte coletivo e incentivar as caminhadas pelos bairros estão previstas uma série de ações como a criação de uma zona 30, na área central de Novo Hamburgo, onde os veículos deverão trafegar na velocidade de 30 km/h, e o tempo dos semáforos serão alterados, visando mais segurança aos pedestres. Está prevista ainda a implementação de uma rede cicloviária de 73 quilômetros, que permita a conexão de áreas mais distantes com o Centro e com as estações da Trensurb.
Dentro deste contexto, serão criados paraciclos públicos, para que a população possa deixar suas bicicletas e estações com bicicletas elétricas compartilhadas. A integração entre as estações de trem também está prevista, junto com melhorias do passeio público, como calçadas em boas condições, rampas de acessibilidade e mais espaço para circular do que para estacionar veículos.