Após problema em câmara fria, Santa Cruz pode ter perdido até 105 doses de vacina

Após problema em câmara fria, Santa Cruz pode ter perdido até 105 doses de vacina

Imunizantes estavam em equipamento que apresentou defeito; governo do Estado irá analisar

Otto Tesche

Santa Cruz aguarda parecer técnico do governo do Estado sobre imunizantes

publicidade

Por suspeita de problemas com as doses, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul suspendeu nesta segunda-feira a aplicação de vacinas contra a Covid-19 na unidade de saúde do bairro Arroio Grande. Um lote com 105 doses da Covishield e alguns imunizantes de rotina estavam em uma câmara fria que apresentou defeito, com oscilação de temperatura. O município encaminhou as ampolas para que o Estado avalie se ocorreu ou não quebra na eficácia do imunizante.

A diretora de ações especializadas em Saúde, Caren Picasso, informou que a Prefeitura acionou a fabricante da câmara fria para verificar o problema, pois a aquisição ocorreu há menos de três meses. Ela explicou que o equipamento tem um controle em relação à temperatura, acompanhado pelo computador, e desta forma é possível saber até mesmo quando a porta é aberta ou fechada. “Percebemos que ocorreu essa oscilação de temperatura que pode ter prejudicado a vacina”, disse.

Todas as 28 salas de vacinação do município de Santa Cruz do Sul foram equipadas com as câmaras, adquiridas pela Prefeitura. Caren Picasso ressalta que o problema não deveria ter ocorrido, pois os equipamentos têm no máximo três meses de uso e fazem um controle fidedigno da temperatura. Ainda não há previsão sobre o retorno da vacinação contra a Covid-19 na unidade de saúde.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895