Após reunião na prefeitura, servidores são atingidos por spray de pimenta em Alvorada

Após reunião na prefeitura, servidores são atingidos por spray de pimenta em Alvorada

Prefeitura diz que artefato foi acionado acidentalmente pela Guarda Municipal

Fernanda Bassôa

publicidade

Professores da rede municipal de Alvorada que foram, nesta quarta-feira, até a prefeitura em busca de respostas para a “sobra” da verba do Fundeb, acabaram no plantão da Polícia Civil. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Servidores de Alvorada (Sima), Valdemir Moretti Machado, cerca de 200 educadores que foram atrás de seus direitos junto à Administração, e voltaram sem respostas, ainda foram tratados com desrespeito e indiferença pelo Executivo.

“Temos um dinheiro a receber e ninguém nos dá uma justificativa plausível. Essa verba deveria ser rateada entre todos os professores, mas o prefeito não se posiciona. Caso contrário, o dinheiro terá que ser devolvido ao governo federal. Fomos até a prefeito de forma pacífica, inclusive com crianças – filhos dos profissionais da educação. Em determinado momento, chamaram a Guarda Municipal que agiu de forma truculenta, borrifando spray de pimenta entre a categoria. Duas colegas tiveram que deixar o local às pressas devido à substância.” Segundo Moretti, um registro de ocorrência foi feito na Polícia Civil.

Em nota, a prefeitura afirmou que, na manhã desta quarta-feira, o prefeito José Arno Appolo do Amaral recebeu no salão nobre da prefeitura a comitiva do Sindicato e professores que protestavam sobre o pagamento do abono salarial. Ao final da reunião, acidentalmente, um dos agentes pressionou o suporte do equipamento contendo o gás de pimenta. “Reiteramos que em nenhum momento houve o direcionamento ou ação da Guarda, contra os manifestantes. A administração preza pelo diálogo pacífico visando a valorização do servidor público e já abriu procedimento necessário para averiguação dos fatos.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895