Aplicativo auxilia prefeitura de Sapiranga a acompanhar evolução da Covid-19 na cidade

Aplicativo auxilia prefeitura de Sapiranga a acompanhar evolução da Covid-19 na cidade

Ferramenta possibilitará uma pesquisa de dados, em tempo real, que auxiliará no mapeamento de possíveis casos da doença

Stephany Sander

Aplicativo ajudará a mapear casos de Covid-19 em Sapiranga

publicidade

A cidade de Sapiranga vem acompanhando a evolução epidemiológica de pessoas com coronavírus através de um aplicativo. Segundo a prefeita Corinha Molling, o projeto é uma parceria público-privada firmada entre a Prefeitura e a empresa Paipe Soluções Tecnológicas, especialista em tecnologia e inovação. O município é o primeiro a utilizar o app, que rodará em formato piloto a partir da próxima semana.

A intenção é que as empresas da cidade que optarem por retomar as atividades, adquiram um termômetro infravermelho e baixar o Simot - Sistema de Monitoramento de Temperatura, via smartphone. A ferramenta possibilitará uma pesquisa de dados, em tempo real, que auxiliará no mapeamento de possíveis casos de Covid-19, reportados à Secretaria Municipal de Saúde, que será responsável pelas análises e desenvolvimento das políticas públicas de saúde voltadas para o controle epidemiológico. 

O software será disponibilizado em indústrias de grande circulação de pessoas, para o comércio, postos de saúde e posteriormente nas escolas, garantindo aos munícipes segurança na retomada das atividades. Entre as funcionalidades do app Simot, estão o sistema de monitoramento de temperatura e outros sintomas dos colaboradores das empresas como a classificação e mapeamento precisos das ocorrências, identificação dos casos que necessitam de atenção, dados atualizados diariamente para tomadas de ações tanto pela empresa como pela secretaria de saúde do município, além de informações e notícias, e dicas sobre prevenção, tratamento, EPI's, higiene, cuidados, transmissão, entre outros. 

O Simot faz a leitura do crachá do colaborador, via QR code ou CPF, e em seguida, solicita que seja feita a medição. Depois é só digitar a temperatura e demais sintomas enviar os dados. Se a temperatura for acima de 37ºC, a prefeitura recebe um alerta na hora. Dessa forma, o município tem acesso aos dados referentes aos sintomas e consegue adotar uma ação rápida, como o afastamento do funcionário e a realização de testes para identificar a presença do vírus, por exemplo. Uma empresa de tecnologia de Campo Bom foi quem desenvolveu o aplicativo voltado para gestores públicos controlarem como está a temperatura dos trabalhadores em tempo real.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895