Asfaltamento da ERS 591 gera mobilização na região Norte do Rio Grande do Sul

Asfaltamento da ERS 591 gera mobilização na região Norte do Rio Grande do Sul

Prefeituras de Frederico Westphalen e Ametista do Sul preparam, em parceria com a URI, o projeto para as obras

Agostinho Piovesan

Municípios reivindicam o asfaltamento de 11,5 km da estrada

publicidade

A pavimentação asfáltica de 11,5 quilômetros da ERS 591, da cidade de Ametista do Sul até o distrito de Castelinho, em Frederico Westphalen, no Norte do Estado, é reivindicada por representantes do poder público, do comércio e da agricultura na região. Entre as justificativas da necessidade de pavimentação do trecho de chão batido está a urgência de melhorias para a estrutura de transporte da produção agropecuária. Além disso, o objetivo é garantir uma rodovia totalmente asfaltada até a BR 386, entre Frederico Westphalen e Ametista do Sul, a fim de facilitar a chegada de turistas para as centenas de garimpos de pedras ametistas, que atraem visitantes do Brasil e de outros países.

Segundo o prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, em parceria com o curso de Engenharia Civil da URI campus de Frederico Westphalen, está sendo elaborado o projeto para dar o encaminhamento visando à realização das obras. Conforme ele, assim que o material for concluído, será entregue ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). “Essa é uma reivindicação de muitos anos da comunidade regional, pois beneficiará dezenas de municípios do Norte do Estado”, destaca o prefeito. 

Conforme o engenheiro civil e professor da URI Wiliam Cadore, o projeto ainda não foi concluído devido à complexidade. Ele informou que a elaboração mobiliza equipe formada por três professores, seis alunos e alguns voluntários. O projeto refere-se à geotecnia, geometria, infraestrutura, superestrutura e ao orçamento. Na mesma rodovia estadual, uma ponte foi construída sobre o Rio da Várzea entre Frederico Westphalen e Ametista do Sul. No projeto, é reivindicada também a conclusão das cabeceiras. O Daer informou que aguarda o projeto que está sendo elaborado pela equipe da URI em parceria com as prefeituras para dar andamento aos trâmites visando garantir os recursos para a execução da obra.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895