Associação debate ações voltadas ao turismo no Vale Germânico

Associação debate ações voltadas ao turismo no Vale Germânico

Imersão promovida pela entidade reuniu prefeitos, secretários e diretores de turismo de todas as prefeituras da região

Stephany Sander

publicidade

Com o objetivo de promover ações de caráter e essência regional, reconhecer potencialidades, discutir gargalos e traçar estratégias de indução ao turismo na região, os temas foram debatidos nesta terça-feira, entre as 14 cidades que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars). A imersão promovida pela entidade e com ênfase no Vale Germânico reuniu prefeitos, secretários e diretores de turismo de todas as prefeituras da região que trocaram experiências com o presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo do Brasil, Ângelo Sanches, secretário de Turismo de Canela e palestrante do encontro realizado na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo.

No evento, Sanchez conversou com os gestores sobre organização interna voltada a diferentes públicos, do turista ao empreendedor, passando pela comunidade, agências e poder público. “Esses públicos precisam conversar entre si, construir, discutir e juntos despertarem o ‘espírito de propriedade’ que o turismo requer”, disse Sanches destacando que ser uma cidade turística requer envolvimento e comprometimento coletivo.

“Cuidar da flor, da rua, parar na faixa de segurança, cuidar do patrimônio e da cultura são alguns gestos que exemplificam esse senso de propriedade”. Citando cases de sucesso da cidade de Canela, Ângelo conversou sobre fatores que contribuem para a sustentação do turismo como negócio, mas também como forma de encantamento. “Hospedar não é só colocar o turista no quarto. Há todo um contexto de conquista. Quem viaja quer viver uma experiência exclusiva e inesquecível, independente do destino”, pontuou.

O presidente da Amvars e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, e o vice-presidente de Turismo e Cultura da entidade e prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, também conversaram com o grupo e elogiaram o trabalho e empenho dos gestores na organização do Vale Germânico. “Esse trabalho de vocês é muito importante e tem feito com que enxerguemos nossas potencialidades. Temos muita coisa linda e inédita aqui no Vale. Precisamos reconhecer e valorizar nossa região para poder encantar o turista”, disse Orsi.

Além de Orsi e Meneghetti, também participaram representantes das cidades de Lindolfo Collor, Presidente Lucena, Novo Hamburgo, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Sapiranga e São José do Hortêncio. A imersão seguiu durante toda a tarde com trabalhos de grupo e ações de organização interna. No final da tarde os gestores receberam produtores de cerveja artesanal para costurar definições relacionadas ao Caminho das Cervejas Artesanais que terá pré-lançamento no final do mês quando o Vale Germânico participa da 35ª Feira de Negócios de Turismo - Ugart, em Porto Alegre.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895