Atividades de enriquecimento ambiental marcam a semana do Dia das Crianças em Sapucaia do Sul

Atividades de enriquecimento ambiental marcam a semana do Dia das Crianças em Sapucaia do Sul

Parque Zoológico promoveu interatividade pela página do Facebook

Fernanda Bassôa

Atividades foram direcionadas aos carnívoros do zoo, que estão entre os preferidos pelo público infantil

publicidade

Na semana do Dia das crianças, o Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, promove algumas atividades de enriquecimento ambiental, especialmente com os animais, utilizando temas infantis. A ideia, de acordo com a gestora do Parque, Caroline Gomes, é trazer imagens e desenhos a fim de remeter o Dia das Crianças. “Como o Parque está fechado para visitação tentamos mostrar um pouco da nossa rotina no Facebook do Zoo, a fim de continuar conectando o nosso público aos nossos animais.” 

Segundo Caroline, o enriquecimento ambiental é realizado de forma constante dentro do zoo, de inúmeras maneiras. “Muito comumente utilizado é o enriquecimento alimentar, onde o alimento do animal é disposto de outra maneira no recinto, fazendo o animal ter um pouco mais de dificuldade para conseguir se alimentar (barras com sementes, alimentos pendurados pelos recintos e picolés no período do verão). Também existem os enriquecimentos físicos e sensoriais, que também fazem o animal explorar um pouco mais o ambiente ao seu redor. Além disso, técnicas de condicionamento são realizadas de forma a aumentar a interação do animal e facilitar alguns procedimentos.” 

Especificamente no dia 12 de outubro (segunda-feira) as atividades foram direcionadas aos carnívoros do zoo, que estão entre os preferidos pelo público infantil. “Leão, tigre, onça pintada, puma e serval foram alguns dos que integraram a atividade. Além dos carnívoros os ursos de óculos também ganharam presentes.” A gestora explica que ações como estas buscam melhorar o bem estar dos animais, a fim de promover maiores atividades ao longo do dia e mais interações positivas, como correr, caçar e procurar, estimulando alguns comportamentos naturais da espécie. 

Fechado para visitação 

O Parque está fechado para visitação desde 17 de março desse ano, em virtude da pandemia. “Estamos nos preparando para a reabertura de forma segura para todos e a fim de atender a todos os requisitos das legislações estaduais e municipais, como por exemplo aquisição de kits de higiene nos banheiros do Parque, além de dispositivos de álcool em gel em locais estratégicos. Ainda não temos a data certa da reabertura, mas acreditamos que seja em novembro.” 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895