Aula pública marca dia de protestos em Caxias do Sul
capa

Aula pública marca dia de protestos em Caxias do Sul

Professores e alunos discutiram os temas da mobilização em defesa da educação e da aposentadoria

Por
Celso Sgorla

Encontro ocorreu na escola Cristóvão de Mendoza

publicidade

Professores, funcionários e estudantes de Caxias do Sul participaram nesta quinta-feira do 2° Dia Nacional em Defesa da Educação e da Aposentadoria. O mau tempo, porém, acabou prejudicando a realização das atividades programadas. Um dos atos, pela manhã,  ocorreu na escola Cristóvão de Mendoza, onde representantes de outras instituições também estiveram presentes. No local, foi realizada uma aula pública para discutir o tema proposto pela mobilização.

O diretor do 1º Núcleo do Cpers com sede em Caxias do Sul, David Carnizella, disse que a atividade realizada é preparatória para a Greve Geral do dia 14 de junho.

Manifestantes entregam panfletos em Santa Maria

A manifestação em defesa da educação e contra a Reforma da Previdência em Santa Maria teve a maior concentração no campus da UFSM. A mobilização reuniu estudantes, docentes e técnico-administrativos da universidade. Usuários dos ônibus e veículos que chegavam pela avenida Roraima, no acesso ao campus, recebiam panfletos dos manifestantes. Pessoas que estavam no entorno do prédio do Hospital Universitário também eram abordadas e recebiam os materiais informativos. A atividade foi coordenada pelo Comando de Mobilização da UFSM, que é integrado por alunos, professores e técnico-administrativos em educação.

À tarde, apesar da chuva fina, um ato ocorreu na praça Saldanha Marinho, coordenado pelo sindicato dos professores do município, Cpers e pela Frente Única dos Trabalhadores e Trabalhadores de Santa Maria.

Apitaço em Uruguaiana

Sob chuva fina, frio e vento, os manifestantes se reuniram por volta das 18h no Parque Dom Pedro II, em Uruguaiana, e saíram em caminhada pelas ruas centrais da cidade no início da noite desta quinta-feira. Participam estudantes e trabalhadores, portando faixas, cartazes e bandeiras e fazendo um apitaço ao longo do trajeto.