Autoridades sul-mato-grossenses visitam Uruguaiana

Autoridades sul-mato-grossenses visitam Uruguaiana

Dirigentes buscaram no município informações sobre o processo de instalação dos free shops

Fred Marcvici

Meta da comitiva é proporcionar um novo meio de desenvolvimento à Corumbá, reforçando a geração de emprego e renda

publicidade

Buscar o conhecimento por meio do intercâmbio de experiências foi o principal objetivo da estadia em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, da comitiva de representantes da cidade sul-mato-grossense de Corumbá. Tríplice fronteira assim como Uruguaiana, a cidade faz divisa com a Bolívia e o Paraguai, sendo banhada pelo rio Paraguai. Além disso, outras duas coincidências aproximam os dois municípios: a força do setor primário e o Carnaval como atrativo turístico e cultural.

Durante três dias o prefeito Marcelo Iunes, os secretários municipais Cássio Costa Marques e Luiz Antônio da Silva, além do presidente da Associação Comercial e Industrial, André Campos, buscaram em Uruguaiana informações sobre o processo de instalação dos free shops, seu funcionamento e os benefícios à cidade. A meta é proporcionar um novo meio de desenvolvimento à Corumbá, reforçando a geração de emprego e renda.

Na segunda-feira, em reunião híbrida, conseguiu-se dar início ao processo de conhecimento sobre como Uruguaiana se tornou referência nacional na instalação de lojas francas. Um encontro entre o prefeito Ronnie Mello e a secretária extraordinária para assuntos federativos e internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, além das participações do vice-prefeito Fernando Tarragó, dos secretários de Governo, Paulo Fossari, de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Santariano, e de Turismo, Vanessa Welter, serviu de alicerce para dar o start ao processo de conhecimento da mecânica adotada para que o município conseguisse avançar no processo de instalação das lojas francas. “É disso que precisamos: conhecer a realidade local para levarmos esse conhecimento para o nosso estado”, disse Iunes.

Para Ronnie Mello, tudo o que foi feito para Uruguaiana alcançar o posto de capital dos free shops no Brasil pode servir de meio para levar ao sul-mato-grossense à realidade que vive a cidade em termos de criação de novos mecanismos de geração de emprego e renda. “É muito importante levar o conhecimento sobre um assunto que tornou Uruguaiana conhecida em todo o país e deverá produzir ainda mais benefícios a todos”, disse.

Na terça, o grupo se reuniu com os empresários do setor do comércio, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Na pauta o processo de instalação dos free shops na cidade. Ainda durante o dia, foram realizadas visitas aos estabelecimentos para se conhecer a realidade de funcionamento. O grupo permanece em Uruguaiana até esta quarta-feira quando, após encontro com o prefeito Ronnie Mello, retornará ao Mato Grosso do Sul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895