Avaliação de vinhos e sucos inicia nesta terça-feira em Caxias do Sul

Avaliação de vinhos e sucos inicia nesta terça-feira em Caxias do Sul

Enólogos, sommeliers e outros especialistas vão atribuir notas a sete categorias identificadas apenas com códigos

Celso Sgorla

Serão 33 vinícolas participantes nesta edição

publicidade

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul promove, a partir desta terça-feira, a etapa de análise sensorial das amostras inscritas no 23º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva. Nesta edição, serão 33 vinícolas participantes.

Durante três dias, enólogos, sommeliers e outros especialistas vão avaliar e atribuir notas a seis categorias de vinhos e uma de sucos, identificados apenas com códigos. O Concurso é promovido em parceria com a Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul).

A etapa de análise sensorial vai acontecer no mezanino do Centro de Eventos da Festa da Uva, local escolhido por permitir o distanciamento social e demais cuidados.

Serão seguidos todos os protocolos de segurança em relação à pandemia de Covid-19, como por exemplo o afastamento entre os avaliadores, ambiente bem ventilado, uso de álcool em gel e mesas espaçadas. A equipe de apoio irá utilizar máscaras e outros equipamentos de proteção. Neste ano, para evitar aglomerações, não será realizada a cerimônia de premiação no formato tradicional.

Num ano marcado por dificuldades extremas, como a estiagem, a pandemia e a crise econômica, o número de vinícolas participantes surpreendeu os organizadores: são 33 inscritas, apenas uma a menos que no ano passado, quando as circunstâncias eram mais favoráveis.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895