Balsa que beneficia indígenas volta a operar em Liberato Salzano

Balsa que beneficia indígenas volta a operar em Liberato Salzano

Há dois meses uma enchente havia danificado a estrutura do meio de transporte

Agostinho Piovesan

Balsa sobre o rio da Várzea liga Liberato Salzano e Rodeio Bonito

publicidade

Uma parceria entre a prefeitura de Liberato Salzano, no Norte do Rio Grande do Sul, e índios caingangues garantiu a recuperação da balsa que faz a travessia no rio da Várzea. A embarcação faz a ligação entre os municípios de Liberato Salzano e Rodeio Bonito.

Segundo o prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, foram realizados reparos na estrutura de madeira da balsa que voltou a funcionar no final de semana. “A reativação deste meio de transporte beneficia a população indígena que precisa ir a Rodeio Bonito e a outros municípios da região, além de facilitar o deslocamento de professores e agentes de saúde que atuam na reserva que possui 550 índios”, observa.

O cacique, Antônio Moreira, destacou o empenho da Administração Municipal que atendeu o pedido da comunidade indígena. “Nós precisávamos dessa passagem, pois, caso contrário, teríamos que percorrer 20 km a mais, via ponte sobre o rio da Várzea, para chegar a Rodeio Bonito e outras cidades”, afirma.

A balsa parou de operar há dois meses, quando uma enchente danificou a estrutura. Moreira disse que existe uma parceria positiva entre a comunidade indígena e a Administração Municipal de Liberato Salzano.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895