Banco de Sangue da Santa Casa de Uruguaiana necessita de doações com urgência

Banco de Sangue da Santa Casa de Uruguaiana necessita de doações com urgência

Todos os tipos de sangue são necessários, principalmente O negativo, único tipo sanguíneo que pode ser utilizado em transfusões para bebês

Fred Marcovici

Nas últimas duas semanas, foram realizadas 114 transfusões e recebidas apenas 102 doações

publicidade

Os estoques do Banco de Sangue da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana estão em situação de risco. De acordo com os responsáveis, a demanda de transfusões se manteve no mesmo patamar, enquanto o número de doadores reduziu significativamente, fenômeno usual em razão da queda da temperatura e período pós-pandemia. O Banco necessita de todos os tipos sanguíneos, principalmente O negativo (doador universal). Este tipo é o único que pode ser transfundido em bebês. Nas últimas duas semanas, foram realizadas 114 transfusões e recebidas apenas 102 doações.

Os requisitos básicos para ser um doador são: pesar mais de 50kg; não estar em jejum; evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores; estar descansado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou fumado nas últimas três horas; ser e estar saudável; e ser sincero quanto ao histórico de saúde durante a triagem.

Além disso, é necessário ter entre 18 e 69 anos caso seja doador recorrente. No entanto, a primeira doação só poderá ser realizada até os 60 anos. Menores de idade a partir dos 16 anos podem doar com autorização e acompanhamento de um responsável. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, e mulheres até três vezes. Ambos precisam respeitar o intervalo de 60 dias e 90 dias entre doações, respectivamente.

Pessoas que se vacinaram recentemente precisam esperar o período delimitado que varia de acordo com cada imunizante para efetuar a coleta, assim como pessoas com quadro gripal que devem aguardar estar curadas. No caso das vacinas contra a Covid-19, o período de espera é de dois dias para a Coronavac e sete dias para os demais imunizantes. Para doar, basta comparecer ao Banco de Sangue, localizado junto ao Hospital Santa Casa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, munido de documento de identificação com foto.

Veja Também


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895