Bento Gonçalves passa a contar com reforço no atendimento pré-hospitalar

Bento Gonçalves passa a contar com reforço no atendimento pré-hospitalar

O suporte intermediário de vida visa suprir o vazio assistencial que existe entre os serviços básico e avançado

Celso Sgorla

No sistema intermediário, a viatura conta com equipamentos médicos e três socorristas, sendo um enfermeiro

publicidade

O SAMU de Bento Gonçalves passou a contar com uma viatura intermediária de atendimento, resultando num suporte a mais nas ocorrências diárias envolvendo acidentes. No sistema intermediário, a viatura conta com equipamentos médicos e três socorristas, sendo um enfermeiro. A equipe do SAMU conta atualmente com 10 técnicos, 8 enfermeiros, 13 médicos e 14 condutores.

A Coordenadora do SAMU, Melissa Bonato, explicou que a viatura intermediária é destinada ao atendimento dos pacientes críticos na ausência do Suporte Avançado de Vida. Melissa destaca ainda que o suporte intermediário de vida visa suprir o vazio assistencial que existe entre os serviços básico e avançado, oferecendo maior resposta aos pacientes críticos. “A viatura tem mais medicações e materiais complexos do que a básica, dando a possibilidade para procedimentos mais invasivos”.

Em fevereiro, saiu a resolução 688/2022 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), reconhecendo o suporte intermediário de vida do SAMU, e possibilitando que os municípios de todo o país tenham essa possibilidade de atendimento. Bento Gonçalves é um dos primeiros municípios do Estado a oferecer essa modalidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895