Câmara de Uruguaiana aprova a inclusão do Dia da Cavalgada no calendário de eventos do município

Câmara de Uruguaiana aprova a inclusão do Dia da Cavalgada no calendário de eventos do município

O projeto instituiu a data a ser comemorada anualmente, no dia 1 de novembro, para relembrar a epopeia gaúcha na Revolução de 1930

Fred Marcovici

Neste ano, em ato simbólico que representou a tomada do poder, gaúchos da cidade amarraram seus cavalos no Obelisco de Uruguaiana

publicidade

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana aprovou, por unanimidade, a inclusão do “Dia da Cavalgada - Cavalos no Obelisco” no calendário oficial de eventos do município. O projeto instituiu a data a ser comemorada anualmente, no dia 1 de novembro, para relembrar a epopeia gaúcha na Revolução de 1930.

O evento celebra e rememora a façanha dos rio-grandenses que atravessaram os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, em 1930, para participar da Revolução que derrubou a República Velha. No episódio histórico, os cavalos foram amarrados na avenida Rio Branco no Rio de Janeiro e em 3 de novembro iniciava a Era Vargas.

Neste ano, em ato simbólico que representou a tomada do poder, gaúchos da cidade amarraram seus cavalos no Obelisco de Uruguaiana, na confluência da avenida Presidente Vargas e rua Flores da Cunha. Consta na matéria como idealizador e curador do evento até a data do seu centenário, o professor de História Pedro Xavier Duarte.

Em 2020, líderes iniciaram o registro do evento no Obelisco no dia 3 de novembro de forma representativa. O projeto ainda visa tornar a atividade pública e anual para inserir a cidade de Uruguaiana dentro do roteiro do turismo histórico/cultural do Estado, permitindo com que nos próximos anos sejam realizadas encenações artísticas, participação de cidades vizinhas e entregas de menções honrosas a familiares de pessoas que participaram do episódio ocorrido em 1930, fazendo com que até a celebração do centenário, prevista para 2030, seja um evento de grande porte.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895