Câmara de Uruguaiana aprova crédito para licença de uso de aplicativo contra abigeato

Câmara de Uruguaiana aprova crédito para licença de uso de aplicativo contra abigeato

AbigeApp é uma ferramenta com inteligência artificial contra furto de animais

Fred Marcovici

Crédito adicional suplementar no orçamento vigente será de R$ 10.750,00

publicidade

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana aprovou a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente de R$ 10.750,00 destinado à contratação de serviço de licença de uso do aplicativo AbigeApp, uma ferramenta com inteligência artificial contra furto de animais. Os recursos realocados são oriundos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude). O sistema será gerenciado pela Diretoria da Agricultura que é ligada à pasta do Desenvolvimento Econômico.

O aplicativo consiste em um banco de dados, com armazenamento em nuvem, para o registro de marcas e sinais de animais ‒ entre bovinos, equinos e ovinos ‒ nas prefeituras municipais e sindicatos rurais. A tecnologia substitui os livros de papel usados hoje para esta finalidade. As autoridades de segurança pública utilizam um aplicativo, também com recursos de inteligência artificial, para consultar o banco de dados de todas as prefeituras que utilizam o serviço, identificar a propriedade dos animais apreendidos e agilizar a investigação em crimes de abigeato.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Santariano, na próxima etapa será aberto um prazo para todos os produtores recadastrarem suas marcas e seus sinais, além de outros dados que hoje ainda não são necessários. As informações serão obrigatórias justamente para que a polícia e demais órgãos de segurança tenham as informações para consulta e para verificações de animais em bretes ou em situação de roubo. Na Fronteira-Oeste, Uruguaiana é a primeira cidade a implantar o novo sistema.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895