Cadastro de doadores de medula óssea será realizado nesta quinta em Pelotas

Cadastro de doadores de medula óssea será realizado nesta quinta em Pelotas

A ação tem como objetivo incentivar a doação de medula, que é uma das formas para combater a leucemia

Angélica Silveira

publicidade

O Hemocentro de Pelotas (HEMOPEL) realizará, nesta quinta, no Shopping Pelotas um dia de cadastramento pra doadores de medula óssea. A iniciativa ocorre das 10h às 18h30min, na loja 117 do Shopping.

A ação tem como objetivo incentivar a doação de medula, que é uma das formas para combater a leucemia. Os dados dos cadastrados serão inseridos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) e quando houver um paciente com possível compatibilidade, o possível doador será consultado para decidir quanto a doação. A chance de encontrar um doador compatível é em média de uma em 100 mil.

Para ser doador é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (sangue) ou do sistema imunológico. Para se cadastrar é necessário apresentar documento de identificação com foto.

Para doar os candidatos devem preencher um formulário disponível nos hemocentros com seus dados pessoais e 5ml de seu sangue são coletados para o teste de compatibilidade. O resultado deste teste é comparado com o do paciente que precisa da doação. Se houver compatibilidade o doador é chamado para exames complementares. O doador é submetido a uma anestesia local ou regional na área lombar, e permanece internado por 24 horas.

Por meio de punções os médicos retiram parte da medula no interior dos ossos da bacia. O procedimento dura em média uma hora e meia. Após a doação, a medula óssea se recompõe em 15 dias.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895