Campanha em Santa Cruz do Sul alerta sobre golpes mais comuns de estelionatários
Material informativo está sendo distribuído em pontos estratégicos do município
publicidade
O secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, informou que a ação ilustra apenas algumas situações, mas a criatividade dos criminosos não tem limites. “Diariamente nos deparamos com histórias inusitadas e novos golpes. Nossa principal mensagem é que nem sempre as pessoas estão bem-intencionadas, por isso é preciso tomar cuidado”, ressalta.
Dados da Polícia Civil apontam que em 2018 já foram registrados 120 boletins de ocorrências de estelionato em Santa Cruz do Sul. O recorde de registros aconteceu no mês de abril, com 21 casos. A média, conforme Hermany, é de praticamente um crime dessa natureza por dia útil no município. “São números alarmantes, por isso a ideia é tornar a campanha permanente”, afirma.
No início desta semana, o conto do bilhete premiado fez mais uma vítima na cidade. Uma mulher de 70 anos perdeu R$ 10 mil ao ser persuadida por um casal de criminosos, que prometeu dividir um prêmio de R$ 1 milhão caso a vítima desse uma garantia em dinheiro. A campanha alerta sobre a necessidade de atenção às propostas milagrosas feitas por desconhecidos. Ao sofrer um golpe ou uma tentativa de golpe, é preciso comunicar a polícia imediatamente (190, da Brigada Militar).