Canoas amplia em mais de 250% o número de procedimentos veterinários

Canoas amplia em mais de 250% o número de procedimentos veterinários

Castramóvel está previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2022

Fernanda Bassôa

Castrações, que antes atingiam a marca de 250, passarão para 500 por mês

publicidade

A partir deste mês, os procedimentos veterinários junto à Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (SEBEA) de Canoas passarão de 612 para 2.163 mensais, um aumento de 253% no número de animais atendidos no local. “O mais significativo será o número de cirurgias. As castrações, que antes atingiam a marca de 250, passarão para 500 por mês. Ou seja, conseguiremos realizar 6 mil castrações gratuitas por ano na cidade”, explica a secretária-adjunta, Fabiane Borba. As cirurgias não eletivas também se destacam neste novo formato de gestão, com ampliação de 65 para 225 operações por mês.

O novo contrato com a empresa Athena qualificará significativamente o trabalho do Bem-Estar Animal, que também ganhará serviços, entre eles cirurgias em equinos, exames laboratoriais e exames de imagem para cães e gatos em situação de rua. Para melhorar a assistência aos animais albergados na SEBEA, o número de tratadores passou para dez profissionais. “Vamos atender um número maior de bichinhos e com mais qualidade. Os animais em situação de rua, os tutelados por famílias em vulnerabilidade, os cuidados por protetores cadastrados, os tutelados por acumuladores e os animais comunitários. Todos vão ganhar com esta nova gestão”, conclui a secretária Cristiane Fagundes.

Além disso, falta pouco para a cidade de Canoas contar com um veículo adaptado para a realização de castrações de cães e gatos na cidade. A previsão é de que o Castramóvel inicie suas operações no segundo semestre de 2022. O automóvel adaptado vai ajudar nos atendimentos nas regiões mais periféricas do município, onde se concentra o maior número de animais que necessitam de maior atenção do poder público. “Pretendemos que 25% das castrações do ‘Programa Municipal de Castrações’ (1500 do total de 6 mil) sejam realizadas no Castramóvel em um ano, resultando na minimização da falta de acesso daqueles que mais precisam dos serviços públicos”, conta Fabiane.

O veículo contará com sala de antissepsia/paramentação, sala cirúrgica, sala pós-cirúrgica/recuperação, climatização, mobiliário completo, balança digital, macas, entre outros equipamentos necessários para a realização de castrações.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895