Canoas informa "sistema de saúde perto do limite" por Covid-19
capa

Canoas informa "sistema de saúde perto do limite" por Covid-19

Prefeito relatou que em 72 horas internações mais que dobraram na cidade

Por
Correio do Povo

Prefeito enfatizou gravidade da pandemia


publicidade

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, informou neste domingo que o sistema de saúde de Canoas está perto do seu limite, "mesmo com todas as medidas para ampliação de leitos e abertura de hospitais de campanha".

A gestão municipal, na semana passada, chegou a pedir reconsideração da elevação para bandeira vermelha. Agora, o prefeito reconhece que "a proximidade desse limite se deve ao fato de que, nas últimas 72 horas, o número de internados com suspeita e confirmação de coronavírus mais que dobrou".

Conforme o prefeito, a partir desta segunda-feira estão suspensas as cirurgias eletivas – sem caráter emergencial e cuja não-realização não colocam em risco a vida do paciente. "Vamos direcionar equipes de sala de recuperação para atendimento de UTI e leitos clínicos", frisou o prefeito.


"Canoas atende 5 mil pessoas por dia – além dos canoenses, gaúchos de mais de 150 municípios. Com todos, tenho a responsabilidade de ser realista e transparente. A previsão de uma situação ainda mais aguda, infelizmente, está se confirmando. A expansão da pandemia é muito grave", reforçou o Busato.