Canoas retoma consultas eletivas, exames e procedimentos cirúrgicos

Canoas retoma consultas eletivas, exames e procedimentos cirúrgicos

O retorno será organizado de forma a cumprir todos os protocolos sanitários e evitar aglomerações

Fernanda Bassôa

Canoas contabiliza 43.482 pacientes à espera de consulta com especialistas e 28.451 aguardando a realização de exames de imagem e diagnóstico

publicidade

A Prefeitura de Canoas retomou, de forma gradativa, as consultas especializadas, os exames de diagnóstico e os procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade. Com os indicadores relacionados à pandemia de Covid-19 em queda, a rede hospitalar começa a trabalhar para reduzir as filas de espera.

No Hospital Universitário (HU), o Ambulatório passa a disponibilizar consultas em 29 especialidades médicas. Já o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) volta a oferecer consultas ambulatoriais em 11 especialidades médicas. Estão sendo retomados, ainda, exames como mamografias, tomografias, ressonância, raio-x, ecografias, eletrocardiograma (ECG), eletroneuromiografia (ENMG) e eletroencefalograma (EEG).

A retomada das consultas, exames e procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade seguirá a ordem dos pacientes na fila de espera e se dará de forma escalonada, com o aumento gradativo da oferta de consultas mês a mês, conforme os desdobramentos da pandemia. O retorno será organizado de forma a cumprir todos os protocolos sanitários e evitar aglomerações. Entretanto, diante da escassez de medicações para intubação (sedativos e neurobloqueadores) não será possível retomar neste momento as cirurgias eletivas.

A Prefeitura de Canoas contabiliza, ainda, 43.482 pacientes à espera de consulta com especialistas e 28.451 aguardando a realização de exames de imagem e diagnóstico. Outros 23.248 esperam por cirurgias eletivas. Esse represamento identificado na área da saúde corresponde aos últimos quatro anos.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895