Canoas torna facultativo o uso de máscara em locais abertos

Canoas torna facultativo o uso de máscara em locais abertos

Apesar da liberação, o item é recomendado para pessoas com comorbidades ou que estejam apresentando sintomas gripais

Fernanda Bassôa

publicidade

Desde esta quinta-feira, o uso de máscara em locais abertos, como praças, parques e vias públicas, não é mais obrigatório em Canoas, conforme estabelece Decreto Municipal, publicado hoje. A decisão torna o uso do acessório facultativo e foi tomada com base no Decreto E​stadual.

O secretário municipal de Saúde, Maicon Lemos, explica que as medidas sanitárias, dentre elas o uso de máscara, aliadas à ampla vacinação, mostraram grande eficácia no combate ao vírus da Covid-19. “Estamos no caminho certo para acabar com a pandemia. O estudo nos confirmou que os cuidados e a vacina reduziram os índices das internações graves e, principalmente, as mortes. Sendo assim, entendemos que é o momento de começarmos a diminuir gradualmente a utilização do uso da máscara”. 

Apesar da liberação, segue a recomendação do uso mesmo em locais abertos e para pessoas com comorbidades ou que estejam apresentando sintomas gripais. Também continua sendo recomendado a utilização de proteção em ambientes abertos no qual haja aglomeração, contatos prolongados e distanciamento menor do que 1 metro, como em estádios de futebol e shows, por exemplo.

O secretário da pasta observa que, apesar desta liberação, é fundamental que a população mantenha os cuidados de higienização para evitar novos picos da doença. Em relação ao fim do uso de máscara em locais fechados, como lojas, shoppings e escolas, ele explica que a possibilidade está em avaliação. Porém, a decisão final dependerá dos reflexos desta primeira flexibilização nos ambientes externos. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895