Carroças serão substituídas por triciclos em Canoas

Carroças serão substituídas por triciclos em Canoas

Reciclador deve fazer o cadastro e informar que está interessado em participar do projeto

Fernanda Bassôa

Reciclador deve fazer o cadastro e informar que está interessado em participar do projeto

publicidade

A Prefeitura de Canoas já iniciou o cadastro de carroceiros interessados em participar do projeto “Cavalo de Lata”, uma proposta que visa tirar de circulação as carroças de tração animal na cidade e substituí-las por triciclos movidos pela força humana. O prefeito Luiz Carlos Busato reforça que o projeto visa coibir os maus-tratos aos animais de grande porte sem prejudicar as famílias que vivem da reciclagem.

“Nossa preocupação é com os maus-tratos aos cavalos, mas também pensamos na questão social. Queremos reencaminhar a fonte de renda das famílias que trabalham com as carroças.” Nas últimas semanas, de acordo com a Administração e, devidos as altas temperaturas, houve aumento das denúncias de maus-tratos envolvendo cavalos. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em uma semana, foram registrados pelo menos quatro casos.

A extinção das carroças iniciará com dez triciclos e começará a ser implementada a partir deste mês. Para que isso aconteça de forma gradual, a Secretaria do Desenvolvimento Social realiza o cadastro dos carroceiros que atuam no Centro. Os carroceiros de outras regiões devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social mais próximo de sua residência para fazer a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal.

O reciclador deve fazer o cadastro e informar que está interessado em participar do projeto. A inscrição será um pré-requisito para o recebimento do cavalo de lata. O Executivo municipal estuda futuramente adotar um modelo de veículo com tração mecânica.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895